Voltado para todas as pessoas que apreciam o sabor do alimento e as principais técnicas de preparo dele, o chef Bruno Tupinambá – em parceria com o Centro Universitário Estácio – vai promover no dia 20 de agosto (sábado), das 8h30 às 15h30, o curso de Massas Frescas, na sede da instituição de ensino, no Stiep. Ele, que desde junho vem ministrando mensalmente seus cursos de Pizzas e Massas Artesanais nas cozinhas de gastronomia da Estácio, vai ensinar como preparar massas longas e curtas, massas frescas, empasto com ovos, empasto com sêmola e a secagem de massa.

Em um formato presencial, o chef explica como será a dinâmica para os alunos que estarão presentes. “Embora seja um curso de um dia, será 100% mão na massa. Trabalho com cursos livres há mais de cinco anos e percebi que a metodologia e a prática são mais importantes do que o tempo. Os alunos que fazem todas as etapas sozinhos, porém guiados e acompanhados pelo professor, não só memorizam, mas também replicam o aprendizado. Acompanho, inclusive, todos os alunos após a mentoria através de grupos e fico encantado quando postam fotos de seus preparos.”

Além do curso de Massas Frescas, serão realizados também 08 encontros até o final do ano de 2022, em que serão passadas todas as técnicas de como preparar um prato com requinte e sofisticação, sem perder a qualidade. “Todo mundo pode aprender a cozinhar, a fazer uma boa pizza e uma deliciosa massa artesanal em sua própria casa. É maravilhoso poder não somente treinar profissionais, mas também, ensinar as pessoas a apreciarem a gastronomia de um modo geral e resgatar o amor pela cozinha e o hábito de cozinhar”, afirma o chef.

Parceria – Para a realização dos cursos, o chef conta com o apoio e parceria da instituição Estácio que cedeu a estrutura física. “Eu entro com a organização dos cursos, com o repasse do conhecimento e a faculdade que, naturalmente já é lugar dos saberes, cede o espaço para que eu possa utilizar com os alunos.” Egresso da Instituição, Tupinambá se formou em gastronomia no Centro Universitário Estácio e atualmente é professor no local, ministrando aulas de gastronomia desde 2018. “Poder levar conhecimento e aprendizado às pessoas é muito gratificante”, ressalta.

Ele diz também que um dos segredos para preparar pizzas e massas italianas artesanais deliciosas é a utilização de produtos de qualidade. “Eu trabalho com alimentos de qualidade e sempre que possível, busco trabalhar com produtos ou produtores nacionais ou locais, a exemplo do moinho J Macedo que também se tornou um parceiro. Além dele, recentemente formei uma parceria com a Bufalíssima, um laticínio de São Sebastião do Passé, aqui na Bahia. São grandes apoiadores que colaboram para que meu trabalho seja melhor e mais saboroso”.