O infantojuvenil “Dandara na Terra dos Palmares” resgata a história de Dandara dos Palmares, heroína que lutou em diversas batalhas na defesa de Palmares, símbolos da resistência dos negros escravizados no século 17, localizado na Serra da Barriga, na então Capitania de Pernambuco, atualmente estado de Alagoas.
O espetáculo, produzido pela Arte Sintonia Companhia de Teatro, segue em cartaz até o dia 25 de setembro, aos domingos, às 16h, no Teatro Gregório de Mattos, em Salvador. Os ingressos podem ser adquiridos por meio do Sympla (https://www.sympla.com.br/artesintonia) ou no local, no dia da apresentação, por R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
Ao contar a história de uma sábia criança negra, a montagem traz o racismo estrutural como um tema inerente a questões de cunho social em um linguagem lúdica para crianças ao entrelaçar a narrativa da existência de uma guerreira africana à ficção, por meio da representação de uma jovem negra que sofre preconceito racial na escola.
Com texto inédito de Antônio Marques e direção de Agamenon de Abreu, a peça se inspira na história de uma guerreira negra do período colonial do Brasil que se casou com um dos ícones da resistência negra no país, Zumbi dos Palmares.
No espetáculo, o público se depara com a cena de uma criança, que vive sob os cuidados de sua avó e acaba sonhando com Palmares, lugar onde conhece a luta dos seus antepassados. No sonho, a menina entra em contato com a guerreira Dandara dos Palmares, símbolo da força feminina, que a faz amar seu nome e admirar suas raízes.
Com canções originais de Emillie Lapa e Natalyne Santos, o espetáculo conta, no elenco, com as atrizes mirins Maria Alice Xavier e Yandra Góes; os atores da companhia, Denise Correia, Gilson Garcia e Leonardo Freitas além dos atores convidados Diogo Lopes Filho e Natalyne Santos.