Não se é manchete, mas é um dado alarmante. A cada hora no Brasil, uma pessoa se suicida, sem contar os casos que não foram notificados, de acordo com o DataSUS. No Mundo, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio anualmente e um número ainda maior de indivíduos tenta pôr fim à própria vida. Com este número, o Brasil ocupa a oitava posição em número de suicídios, segunda causa de morte entre adolescentes e jovens brasileiros de 15 a 29 anos. Estatísticas como estas levaram a criação do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro.
A partir destes números, que na verdade são vidas ceifadas também pela exposição à violência, à pobreza e à desigualdade social, bullying/ciberbullying, que o ator Danilo Cairo e o Centro de Valorização da Vida (CVV) se juntam para apresentar o projeto Tem Psicoterapeuta na Plateia, que traz quatro apresentações nos dias 21, 22, 28 e 29 de setembro, às 19h, do solo O Último Capítulo, seguidos de batepapos com profissionais da saúde – psicólogos, psiquiatras, terapeutas, entre outros, que estarão na plateia para uma conversa com o público a respeito do tema principal abordado na obra – suícidio.
A ação integra o Setembro Amarelo – campanha de prevenção ao suicídio no Brasil, realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Nacional de Medicina – e visa ampliar as possibilidades de diálogos, esclarecimentos e aprofundamentos sobre o assunto apresentado. com o patrocínio da BahiaGás, o projeto Tem Psicoterapeuta na Plateia chega a IV edição com o mote principal “Arte em Defesa da Vida”. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla (https://linktr.ee/toca_criacoes) ou Bilheteria do teatro.