No próximo dia 08, a XP levará seu processo seletivo presencial, o XDay, para a capital baiana com o intuito de contratar novos talentos. A ação acontecerá também de forma inédita em outros estados do país ao longo do segundo semestre. Trata-se de um dia em que candidatos têm a oportunidade de participar de dinâmicas e entrevistas com líderes da empresa; os selecionados recebem ofertas de contratação logo após o encontro.
Ao todo serão abertas 480 vagas em regiões estratégicas para a XP, tanto para trabalhar diretamente na XP quanto na rede de escritórios parceiros. São em torno de 15 a 20 posições por estado, atuando sempre de forma direcionada para a diversidade, 50% das vagas são afirmativas, e para dar oportunidade para quem deseja iniciar sua trajetória profissional ou mudar de área.
A XP vem reforçando sua presença regional e ampliando as oportunidades locais, entretanto, a empresa tem enfrentado uma realidade comum ao mercado financeiro como um todo: a escassez de candidatos para a posição de assessores de investimento. Diante do cenário, a companhia lança os XDays regionais para atrair talentos com perfil comercial, mas que ainda não estejam envolvidos com o mercado financeiro, e desenvolvê-los internamente ou em escritórios parceiros através de treinamento e acompanhamento prático.
Segundo Paulo Pereira Filho, líder regional da XP, o XDay visa cidades com mais de 100 mil habitantes e dará maior capilaridade ao time de assessoria, reforçando a estratégia de crescimento e a presença da companhia no Estado. “Criar oportunidades nessa escala para talentos que não estão inseridos no mercado financeiro e formá-los em um ecossistema de alto nível como o da XP, traz uma bagagem única aos profissionais e fortalece nosso processo de expansão. Assim, construímos times mais diversos, agregando mais valor aos nossos clientes e, consequentemente, ampliamos o acesso a investimentos de qualidade para mais pessoas”.
A profissão de agente autônomo vem ganhando destaque no País nos últimos anos, tendo em vista o aumento do número de brasileiros que buscam melhores opções de investimentos. Em mercados mais maduros, como os Estados Unidos, a profissão está entre as mais desejadas pelos jovens profissionais. Hoje, no Brasil, já são mais de 17 mil agentes autônomos, de acordo com a Associação Nacional das Corretoras de Valores (Ancord). O número é o triplo dos 5,5 mil certificados em 2018. Para os próximos anos, o cenário é favorável ao desenvolvimento da carreira de agentes autônomos, considerando o movimento dos bancos de redução de custos e agências.