Com o objetivo de contribuir com o acesso à arte e à cultura, mais de cem jovens oriundos de escolas públicas, que participam do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social – IJCPM, visitarão a exposição imersiva e internacional “Frida Kahlo – A Vida de Um Ícone” na próxima semana. A primeira visita será na segunda-feira, 24 de outubro, às 14h30, com a turma do curso Multidisciplinar. Na oportunidade, os jovens participarão de um bate-papo com a escritora baiana Maria Ávila, estudiosa da vida e da obra da artista mexicana Frida Kahlo há sete anos.
Os jovens vão conhecer a mostra que é considerada a maior exposição já criada em torno da obra da artista, que se apresenta como uma biografia imersiva, que propõe uma jornada interativa através de dez ambientes que retratam seus feitos através de fotografias históricas, filmes, ambientes digitais, instalações artísticas, itens de colecionadores, além de música originalmente criada para reproduzir os momentos mais relevantes da vida da pintora. A exposição está em cartaz no Salvador Shopping, que deve ser acessada pelo piso L1, pelo acesso da Caixa Econômica. Outro grupo do IJCPM vai visitar a exposição na sexta-feira, 28 de outubro, a partir das 10h.
De acordo com a Coordenadora de Projetos Sociais do IJCPM, Laíse Lessa, essa visita reforça o compromisso do Instituto JCPM. “Estamos promovendo a educação, a arte e a cultura. Essa é uma forma de trazer esses jovens, que provavelmente nunca visitaram uma exposição internacional, para vivenciar essa experiência, sobretudo pela figura de Frida, que é reconhecida como uma das artistas mais influentes da história. Momentos assim promovem o desenvolvimento intelectual e estimulam a criatividade, além de ampliar a visão de mundo”, pontuou a coordenadora. Já a escritora baiana Maria Ávila destaca que “aprender sobre Frida Kahlo possibilita um olhar amplo para a grandeza da sua obra, permitindo que o visitante explore a Imersão com olhos atentos e coração conectado com a potência do trabalho de Frida que, a cada pincelada, deixou a sua história”.