A Suíte Transversal, assinada pelo escritório Primo Arquitetura, é destaque na CASACOR Bahia, que acontece entre os dias 21 de outubro e 4 de dezembro, no bairro do Horto Florestal, em Salvador. O ambiente de 26 m2 marca a estreia dos arquitetos Alexandre Martins e Guilherme Magalhães na mostra e foi criado para ser um lugar democrático, onde qualquer pessoa se sinta bem. “O nome transversal vem da vontade de criar um espaço sem gênero definido, um lugar capaz de acolher a todos”, explica Alexandre.
Ali, o morador pode curtir momentos a sós e se desconectar do mundo para se conectar com a própria intimidade. Com uma atmosfera de calma e tranquilidade, a inspiração do projeto vem de encontro ao tema da mostra neste ano, que é Infinito Particular. “Para onde vamos quando estamos quietos? Para onde nossa mente nos transporta quando estamos em silêncio? Partimos dessas reflexões para desenhar cada detalhe do espaço. Sabemos que nossas vivências e referências nos transportam para outros universos e também nos ajudam a compor o que está ao nosso redor”, reflete Guilherme.
E foram essas referências que os arquitetos usaram para compor uma suíte de circulação fluida e onde tudo está disposto de maneira prática. O projeto de interiores tem como destaque uma contra parede curva que, além de envolver a área da cama, serve de apoio para um jardim suspenso. “Nela também criamos uma janela circular, com moldura de madeira, que funciona como uma vitrine para os visitantes da mostra”, afirma Alexandre. Dialogando com esta estrutura, a cabeceira de tecido branco tem arcos direcionados para o centro, onde a cama surge como protagonista sobre um tapete redondo, feito de junco natural alvejado, que traz uma textura aconchegante para os pés.