O grupo Antagon lança o projeto teatral Escuna Criativa em Salvador nesta sexta-feira (18/11). às 18h, com coquetel, no Goethe-Instituto Cultural Brasil-Alemanha – ICBA, no Corredor da Vitória. Inspirado nas histórias da Península Itapagipana, o projeto resulta no espetáculo Akonis da Península, que reúne jovens artistas negros da região da Cidade Baixa e Subúrbio.

A Escuna Criativa é resultado da parceria entre o grupo teatral alemão Antagon theaterAKTion, Fábrica Cultural, Instituto ICBIE e o ICBA. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Com apresentações ao ar livre, sempre às 17 horas, o espetáculo estreia na praia da Penha, na Ribeira (25/11) e segue para Monte Serrat, na Ponta de Humaitá (27/11) e Praça Cairu, no Comércio (03/12). A programação deverá incluir o MAM, ainda sem data definida.

A criação colaborativa do espetáculo resulta na construção de narrativa afrocentrada, na qual o público é convidado a interagir com as histórias da região. A direção é assinada pelas artistas brasileiras Bárbara Luci Carvalho, Márcia Limma e o diretor do Antagon, o alemão Bernhard Bub. Já a criação do espetáculo tem como bases as pesquisas de Silvana Carvalho, especialista em Literaturas Africanas e negro-brasileira, e Lucas Tanajura.