Nesta segunda- feira (09), às 20h30, a TVE exibe o filme ‘Ritos de Passagem’. Dirigido pelo artista plástico e cineasta Chico Liberato, que faleceu na última semana, em Salvador, a obra se baseia em dois personagens que conformam o imaginário do sertão nordestino ainda nos dias de hoje, o Santo e o Guerreiro. Apesar de ser uma arte ficcional, o longa permite o acesso e debate à cultura brasileira e nossa história de formação.
Narrado no formato de animação, o filme constrói nas figuras do fervoroso personagem Santo e do batalhador personagem Guerreiro, os símbolos de esperança, justiça e libertação do povo, recorrentes na cultura nordestina do cordel. O tema tratado diz respeito ao cenário sociocultural e mítico do sertão, uma realidade dura e centenária que define e molda os gestos, as escolhas, os conflitos, valores, códigos de ética, costumes, até a história do Brasil de hoje. O projeto conta ainda com a presença de artistas renomados como Xangai, Jackson Costa, Margareth Menezes, Ingra Liberato e o autor da música tema, Elomar Figueira.
Ritos de Passagem é uma das produções escolhidas pelo Prêmio de Exibição Audiovisual, com apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.