Um espaço voltado para a valorização e fortalecimento da indústria criativa preta da cidade foi instalado no Salvador Shopping. A ação, que integra a Collab de Carnaval, fruto da parceria entre o centro comercial e o Movimento Salvador Capital Afro, sediará, até o dia 21 de fevereiro, uma central de venda de fantasias e abadás dos blocos: Muzenza, Filhas de Gandhy, A Mulherada, Afoxé Filhos do Congo, Os Negões, Malê Debalê, Samba Popular, Bloco da Capoeira e Alvorada, que custam a partir de R$75.
O espaço, situado no piso L1, próximo à Drogasil, ainda conta com um stand para a customização dos abadás até o dia 26 de fevereiro. Todas as instituições carnavalescas aceitam cartão e PIX e atenderão durante o horário de funcionamento do shopping. De acordo com o diretor do Alvorada, Samora Lopes, a instituição faz parte do DNA ancestral da cidade e estar ocupando espaços de grande visibilidade é muito significante. “Essa é uma reparação que já deveria estar acontecendo há muito tempo. Espero que ações como essas surjam e potencializem, cada vez mais, os produtos e serviços afrocentrados”, reforça.
Para o líder do Afoxé Filhos do Congo, Nadinho do Congo, este é o momento para essas agremiações mostrarem também a sua história e cultura em novos ambientes. “É muito importante e necessário nos apoderarmos desses locais, para que passos maiores consigam ser dados daqui pra frente. Embora a transformação esteja acontecendo, precisamos reforçar que ainda há muito a ser feito e que não somos moda, somos a realidade”, ressalta Nadinho.
O Salvador Capital Afro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo, no âmbito do PRODETUR Salvador, em parceria com a Secretaria da Reparação e uma collab com o Salvador Shopping. O projeto tem financiamento do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e é mais uma ação implementada do Plano de Desenvolvimento do Turismo Afro em Salvador.