O quinto episódio do Umbu podcast traz como convidada uma mulher simbólica para o carnaval de Salvador, sendo uma das pioneiras do movimento do axé. Em uma conversa descontraída com as apresentadoras Camilla França e Mirtes Santa Rosa, Marcia Short comenta as fases da sua carreira artística e revela como a música sempre atravessou os momentos da sua vida pessoal, desde a infância. O episódio já está disponível nas plataformas de áudio e mais informações podem ser acompanhadas no instagram @umbupodcast
Nascida e criada no Engenho Velho de Brotas, Marcia começou a cantar aos 14 anos, e a partir dessa idade já teve que enfrentar preconceitos para seguir a sua carreira artística. Criada em uma família evangélica, ela conta que sentia seu jeito e sua arte sendo podados. No final da década de 80, Marcia já era destaque na música baiana, fazendo grande sucesso como cantora da Banda Mel e estrelando hits como “Crença e Fé” que até hoje são lembrados como “músicas do carnaval”. Após a sua saída da banda mel, Márcia diz ter enfrentado o que ela chama de “coronéis da música baiana” e explica a dificuldade que encontrou ao retornar ao mercado do axé. A cantora também tece críticas a atual cena da música de carnaval baiana, mas faz questão de se manter esperançosa e viva para alçar projetos futuros.
Em mais um episódio o Umbu podcast segue representando um espaço de liberdade para comunicar de forma autêntica, coerente e divertida, sobre temas de grande relevância social, e evidenciando personalidades importantes para o meio cultural e artístico de Salvador e da Bahia.
A 6ª temporada do Umbu Podcast já está no ar e recebe artistas da música, teatro, literatura e comunicação de diferentes gerações. Já estão disponíveis os episódios com a participação das jornalistas Luana Assis e Luana Souza, o escritor Edgar Abbehusen, os atores do Bando de Teatro Olodum Cássia Valle e Jorge Washington e a diretora artística do TCA Rose Lima.