A agência baiana Via Press, liderada pela jornalista e produtora cultural Elaine Hazin, é a idealizadora e realizadora da exposição coletiva de arte indígena Nhe´ ẽ Se – Desejo de fala, que tem patrocínio da CAIXA e acontece na Galeria Vitrine da CAIXA Cultural de Brasília, entre os dias 10 de maio e 9 de julho. A mostra reúne 12 artistas indígenas, de múltiplas etnias e territórios brasileiros, com suas diversas linguagens visuais, como artes plásticas, fotografias, instalações e vídeos.

A agência tem mais de 20 anos de atuação e foco em desenvolvimento de projetos culturais, assessoria de imprensa, eventos, digital, relações públicas e relacionamento comunitário, uma concepção 360º integrando áreas e ações estratégicas em comunicação. Em artes visuais, realizou diversas exposições por todo Brasil, entre elas Êxodos, de Sebastião Salgado; Mestre dos Sonhos – 90 anos de Francisco Brennand; Amados – Jorge e Zélia; Ser feliz é pra quem tem Coragem; Hiper-realismo no Brasil – Giovani Caramello; Mariana por Christian Cravo; Poesia Agora e Alô Alô Terezinha – 100 anos de Chacrinha.

“A Via Press tem mais de duas décadas de atuação no mercado e eu celebro sermos uma agência tão bem posicionada no cenário nacional, realizando trabalhos com o apoio de grandes marcas, como a CAIXA. Especialmente essa mostra traz uma temática de fundamental importância, apresentando na capital federal um conjunto de trabalhos de um coletivo de artistas que exalta as origens do Brasil e aponta para a urgente preservação dos territórios indígenas”, destaca a CEO da Via Press, Elaine Hazin.

Em Salvador, a agência é a responsável pela gestão de cinco equipamentos culturais da prefeitura da capital baiana: Casa do Rio Vermelho (memorial que funciona na casa em que moravam os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai), Casa do Carnaval da Bahia, Cidade da Música da Bahia, Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana e Espaço Carybé de Artes, liderando uma equipe de mais de 100 colaboradores. A empresa já realizou trabalhos para a Caixa Econômica Federal, além de outras marcas como Ministério da Cultura, Governo do Estado da Bahia, Petrobras, Acelen, Natura, Coca-Cola, Ambev, Walmart, Festival de Verão, Camarote Expresso 2222, e artistas como Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, entre outros.

A CAIXA Cultural Brasília, inaugurada em 1980, foi o primeiro espaço cultural instituído pela CAIXA. Localizada na região central de Brasília, perto da estação Galeria do metrô e da rodoviária do Plano Piloto, possui cinco galerias, teatro, sala multimídia e Jardim das Esculturas. Outras unidades da CAIXA Cultural estão localizadas nas cidades de Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.