“QUEBRAÇO”, novo espetáculo do Grupo de Dança Contemporânea da UFBA, tem direção dos professores e coreógrafos Lucas Valentim e Thulio Guzman, e trata das contradições que nos habitam, dos acordos, das batalhas diárias, do pós-apocalipse, do amor, do desejo e da criação de outras formas de ser. O espetáculo estreia nesta sexta, 19 de maio, às 19h, no Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia/ICBA, com novas apresentações nos dias 20, 26 e 27. Os ingressos antecipados já estão à venda.

Sobre o GDC/Ufba – Criado em 1965, o Grupo de Dança Contemporânea da UFBA busca a potencialização dos estudantes da Escola de Dança, pretendendo com isso, oportunizar a vivência do trabalho artístico, com o desenvolvimento de novas vertentes e estilos, e a valorização dos caminhos traçados por grandes profissionais da área.

O GDC/Ufba foi o primeiro grupo de dança de universidade no país. A semente do grupo surgiu durante a fundação da Escola de Dança da Ufba, em 1956, com a dançarina e coreógrafa Yanka Rudzka (1916-2008), que dirigiu, durante os anos 1957 e 1959, o Conjunto de Dança Contemporânea. Em toda sua trajetória de criação, o Grupo de Dança Contemporânea se destacou pela busca de uma expressão artística que faça sentido e aprofunde a consciência do dançarino.