Tudo começou quando os consumidores que gostam da cerveja Spaten, eleita a melhor puro malte do mercado (ranking Estadão Paladar de fevereiro/2023), passaram a pedir uma caneca especial da marca em comentários nas redes sociais. A caneca, criada para filmes e conteúdos nas redes sociais e que já é símbolo de cerveja alemã e da Oktoberfest, logo caiu no gosto dos seguidores da marca. Foram tantos pedidos, que a cerveja oficial da Oktoberfest de Blumenau resolveu não só atender, como surpreender. A marca chamou, ninguém menos, que o ator e diretor Selton Mello para anunciar aos fãs da cerveja – criada em 1397 na Alemanha -, que a caneca não só chegou ao mercado, como terá edição especial a ser enviada como presente para alguns sortudos. A boa-nova foi anunciada em vídeo postado nas redes sociais da cerveja e do ator que participou da criação do roteiro do filme junto com a marca.

A ação, criada pela agência GUT, mostra em grande estilo, Selton vestido com roupa de gala e tendo como pano de fundo um cenário luxuoso. O ator aparece dando a notícia aos sortudos, citando alguns dos ganhadores. A encenação é tão irreverente – mas, com o evidente toque irônico – que é difícil não prestar atenção acreditando se tratar de um verdadeiro apresentador de premiação de cinema, já que o ator cria todo um clima para enaltecer os consumidores que estiveram à frente de seu tempo e pediram a caneca mesmo antes de ela existir. A melhor novidade vem na sequência: o anúncio de que esses consumidores, que deixaram mensagens nas redes pedindo a caneca, vão receber uma versão de colecionador – canecas numeradas e exclusivas como um reconhecimento de Spaten aos visionários. O nome de todos os sortudos é apresentado ao final do vídeo, como em créditos de filmes.

“Os consumidores já desejavam a caneca de Spaten antes mesmo de ela ser oficialmente lançada. Por isso, criamos junto ao Selton Mello, uma forma de premiar todos os visionários que comentaram nas redes sociais da marca com uma edição numerada, feita para colecionadores”, reforça Julia Mota, diretora de Criação da GUT São Paulo.