Começa amanhã (06) e segue até quinta-feira (07), no teatro da Universidade Estadual da Bahia (Uneb – Campus I), das 09 às 17h, a II Conferência Oceânica do Brasil, onde serão reunidos os principais cientistas e acadêmicos da oceanografia do país, na capital baiana.
O evento é promovido pelo Instituto Rede Mar Brasil, que traz a Conferência para a Bahia como parte das celebrações do X Aniversário do Festival das Baleias. Temas como: Cultura Oceânica, Eventos Climáticos e Racismo Ambiental fazem parte da mesa de debates.
O responsável pelo evento, William Freitas, presidente do Rede Mar Brasil, ressalta a importância de se falar da saúde dos oceanos e os efeitos da ação do homem. “Essa é uma pauta que deve se tornar pública e notória todos os dias, até que os gestores governamentais absorvam como prioridade as questões ambientais. Os Oceanos pedem socorro e nós, ativistas ambientais, estamos aqui para ser porta-vozes dos mares”, pontua Freitas.

Nomes como: Herick Simas, doutor em Ecologia e Evolução e pesquisador na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Carmynie Barros e Xavier, Mestra em Desenvolvimento Rural da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ricardo Farias, Cientista Social e diretor de projetos no Instituto Onda Azul, Carmen Pazoto, bióloga marinha e Mestra em zoologia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre outros acadêmicos fazem parte da programação.
A Conferência Oceânica será gratuita e disponibilizará aos congressistas o certificado de participação emitido pela UNEB.