Com o seu jeito único de ver o mundo, o Instituto de Cegos da Bahia será homenageado em sessão especial, na Câmara Municipal de Salvador, pelos seus 90 anos atuando na prevenção, diagnóstico, habilitação/reabilitação e inclusão social da pessoa com deficiência visual, de forma completamente gratuita, através do SUS.
A sessão será realizada no dia 20 de setembro, às 9h, no Plenário da Câmara Municipal de Salvador, localizada na Praça Thomé de Souza, no Centro, e contará com a presença da presidente do Instituto, Heliana Diniz, além de pessoas com deficiência visual atendidas pelo ICB.
“Em meio a muitos desafios, chegamos a 90 anos com o mesmo propósito de quando começamos: cuidar do próximo. Todo o nosso trabalho é voltado para pessoas, em sua maioria, em situação de vulnerabilidade social, desde crianças até idosos, que encontram no ICB o tratamento adequado. Participar deste momento, tendo o reconhecimento da importância dos nossos serviços prestados, é recompensador. Somos muito gratos! Continuaremos dando o nosso máximo para oferecer um serviço cada vez melhor, para que as pessoas cegas ou com baixa visão possam ter mais autonomia e independência”, declara Heliana.
Com a sua sede localizada no bairro do Barbalho, em Salvador, o ICB carrega consigo um propósito claro e inspirador de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos. Atualmente, o ICB atende cerca de 56 mil pessoas por ano, realizando mais de 250 mil procedimentos, porém, devido à alta demanda, a espera por atendimento pode chegar a até três meses. Para diminuir essa demora, no auge dos seus 90 anos de existência e visando alcançar cada vez mais vidas, o ICB segue com a campanha de arrecadação para ampliação da sua estrutura física e capacidade de atendimento. O projeto contempla a construção do novo Centro Médico Oftalmológico, a ampliação do Centro de Reabilitação Visual, com sete novas salas de terapia ocupacional, psicologia e serviço social, além da reforma do Centro de Atendimento Educacional Especializado, a requalificação da Biblioteca Acessível, do Laboratório de Inclusão e do Centro Esportivo.