Setor de franquias fatura R$ 1.8 bilhão no primeiro trimestre na Bahia. Diante dos resultados promissores no mercado de Franchising no estado, a Feira da Franquia irá oferecer negócios de R$ 9 mil a cerca de R$ 1,2 milhão

Investir em um projeto novo requer muita pesquisa, cuidado e dedicação, além de conhecimento sobre o funcionamento do mercado. Nesse cenário, as franquias têm caído no gosto dos investidores como opções para quem busca ter um negócio de sucesso, rentável e com baixo risco de gerar prejuízos. Com uma rentabilidade acima da média, essas marcas já consolidadas no mercado faturaram no primeiro trimestre deste ano na Bahia R$ 1.8 bilhão, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

E para quem quer investir em uma franquia ou apresentar o seu modelo de negócio para os possíveis franqueados, a oportunidade está na porta. De 27 a 29 de outubro, a capital baiana será sede da Feira da Franquia, evento que vai acontecer no piso G1 do Shopping Bela Vista e reunir expositores do Brasil inteiro, assim como permitir ao público tirar suas dúvidas em relação às mais diversas redes de franquias que existem no país, com negócios de R$ 9 mil a cerca de R$ 1,2 milhão.

A ação também será espaço para novas franquias se lançarem no mercado, como as marcas baianas: Resoluta Laboratórios, empresa focada em oferecer serviços de excelência em diagnóstico laboratorial; e Reativare, uma rede de academias terapêuticas especializada em idosos e pessoas com necessidades de reabilitação física, motora e cognitiva. A FOGUERA BURGER, primeira micro-hamburgueria do planeta com autossuficiência energética por operar com placas solares no teto e gerar sua própria energia solar, é mais um destaque que estará presente no evento.

Para o organizador da Feira, Arvid Auras, a iniciativa vai permitir marcas de nichos variados, como alimentação, beleza, serviços, saúde, entre outras, a se colocarem em evidência diante de visitantes com potencial e real interesse em investir no mercado franchising.“O ambiente está sendo preparado para ser um espaço democrático, em que todas as franqueadoras possam apresentar sua marca e atrair a atenção do público, formado por pessoas interessadas no setor, por meio de estratégias de divulgação. Isso antes, durante e após a Feira de Franquia”, esclarece Arvid.

Além disso, Arvid destaca que a escolha de Salvador como cidade-sede da Feira da Franquia foi estratégica, levando em consideração a força econômica que as franquias têm no estado. “Só no ano passado, de acordo com a ABF, o setor de franquias faturou na Bahia 7.5 bilhões. Os números são extremamente convidativos e indicam que o mercado de franchising é bem aquecido nas terras baianas. Por isso, a Feira é uma ótima oportunidade para investidores e também franqueadoras”, ressalta Arvid.

Patrocinador do evento, o Banco do Nordeste (BNB) estará presente na Feira com stand de atendimento e palestras sobre acesso a crédito para o público participante, que poderá ser de até 100% do valor investido no negócio, explica o Gerente Estadual de Varejo da Superintendência Estadual do Banco na Bahia, Lauro Ramos. “O BNB participa desta iniciativa por acreditar que o franchising representa uma das melhores tecnologias de gestão para quem deseja empreender. Diante dessa relevância, temos o Programa FNE FRANQUIAS, cujo objetivo é financiar as demandas por crédito e financiamento oriundos de candidatos a franqueados”, diz Lauro.

Em 2022, a Feira atraiu cerca de 3.500 pessoas. Para este ano, a expectativa é que o contingente de investidores ultrapasse 4.000, afirma o organizador. “O evento tem tudo para ser maior que o ano passado. Eu observo um movimento crescente de pessoas que querem investir em negócios já formatados e estruturados, como as franquias que, sem dúvidas, simplificam os desafios do empreendedor, uma vez que a marca presta suporte e toda sua expertise ao franqueado”, diz Arvid.

Foto: Divulgação