A Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (ACBEU) agora integra o Pacto Global das Organizações das Nações Unidas (ONU). Isso significa que a ACBEU apoia e promove os Dezessete Princípios do Pacto Global sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção em suas atividades cotidianas e eventos e no relacionamento com seus stakeholders.
Fundada em 1941, a Associação é um centro binacional que busca a difusão cultural e o desenvolvimento social, promovendo uma transformação da sociedade através de ações e soluções educacionais e culturais inovadoras. Com a entrada da ACBEU na lista, cresce para dezenove o número de organizações (categorizada como “foundation”) brasileiras que integram o Pacto Global.
Para Ticiano Cortizo, superintendente da ACBEU, essa conquista é o resultado de uma série de esforços da Associação que perpassam por todas as suas áreas de negócio. “A cada ação ou evento que planejamos, temos como base corroborar para o alcance das ODS da ONU, que são um guia para as boas práticas em ESG. Assim, implementamos soluções e debates sobre sustentabilidade, desenvolvimento social e educação”, afirma.
A atuação da ACBEU neste sentido pode ser exemplificada em ações como a distribuição de 5% das suas matrículas semestrais para bolsistas ou através do projeto Brazilians Innovating on the Teaching of English (BRITE), curso promovido em parceria com a Embaixada dos EUA no Brasil para a capacitação de professores de inglês que atuam em escolas públicas estaduais e municipais. A instituição é também uma voz expoente na disseminação da cultura maker e gerencia a agenda e estrutura física de um Makerspace aberto à comunidade.
Foto Divulgação Assessoria