Com o projeto ‘Pitch de Buzu – Comunicação da Quebrada’, a edtech Wakanda Educação Empreendedora vence a segunda edição do InPulso, programa da Ambev de aceleração de produtores de conteúdo focado em compartilhar conhecimento de gestão com negócios em estágio inicial de desenvolvimento.

Nesta segunda edição, o InPulso foi direcionado a produtores de conteúdo periféricos com três eixos de atuação: conhecimento, empoderamento financeiro e conexões.

“Sabemos que cada negócio é único e tem seus desafios próprios. Foi conversando com diversos produtores de conteúdo que entendemos que podemos impulsionar nosso ecossistema a partir do conhecimento acumulado que temos e com a força do nosso ecossistema e contribuir diretamente para o desenvolvimento do negócio”, explica Lucas Rossi, Diretor de Reputação e Comunicação Interna e Externa da Ambev. “Para essa edição, nosso foco foi prestigiar projetos que fomentam a cultura, comunicação e renda localmente. Hoje ainda há uma lacuna relevante quando falamos de conteúdos jornalísticos e educacionais periféricos”, completa Rossi.

Para identificar quais eram os maiores desafios em comum desses produtores de conteúdo, a companhia praticou o que tem sido sua maior fortaleza dos últimos anos: a escuta ativa. Com isso, identificou que os principais desafios estão relacionados à gestão de pessoas, diversificação de receita, gestão comercial e uso de dados e de novas tecnologias para escalar o negócio. Para ajudá-los nesses pontos, a Ambev promoveu uma programação especial com a presença de grandes nomes do mercado, como Victor Assis, CEO do PodPah, e dos empreendedores Raull Santiago e Renê Silva, além de outros especialistas e diretores da própria Ambev.

De acordo com Karine Oliveira, CEO da Wakanda, o ‘Pitch de Buzu – Comunicação da Quebrada’ é uma plataforma de divulgação gratuita que pretende ser o elo entre o microempreendedor, as pessoas que divulgam produtos e serviços nos ônibus e os consumidores/clientes.

“Qualquer pessoa pode, através da plataforma, informar um produto, serviço ou evento que quer divulgar. Já os artistas, poetas e poetistas, pessoas que trabalham em ônibus e coletivos, podem mandar um vídeo de até um minuto, mostrando como seria essa divulgação. Dessa forma, a pessoa que vai contratar seleciona o vídeo de pitch que mais gostou e esse piteiro, no horário marcado, vai divulgar nos ônibus, no trecho que foi escolhido, pelo valor de 20 reais. O objetivo é trazer renda extra para a galera que trabalha na rua e criar um novo canal de comunicação para que essas pessoas possam divulgar e levar entretenimento para os ônibus e coletivos”, explica Karine.

Ainda conforme a CEO da Wakanda, além da satisfação de participar do InPulso, conhecer pessoas e compartilhar conhecimento, a premiação em dinheiro, no valor de 40 mil reais, servirá para colocar o projeto em prática.

“Vamos utilizar uma parte para criar a versão beta e colocar pra rodar, outra parte iremos usar para impulsionar, para que as pessoas tomem conhecimento do produto. O restante do dinheiro vamos usar para contratação da equipe especializada para tocar a plataforma. A ideia é lançar neste verão”, disse Karine.

Importante destacar que, durante a segunda edição, todos os criadores de conteúdo (‘Nós Mulheres’, ‘Mural’, ‘Desenrola, não enrola’, ‘Awale’, ‘Fala Roça’, ‘Wakanda’, ‘Alma Preta’, ‘Periferia em Movimento’ e ‘Notícia Preta’) contaram com momentos de treinamento e mentoria para o desenvolvimento e gestão de projetos. O processo para escolha dos produtores de conteúdo avaliou relevância, impacto, diversidade e inclusão, e o potencial de crescimento dos canais.

Foto Divulgação Assessoria