Encontro de Carnavais no Pelourinho! Um lugar perfeito, cercada de casarios, para encerrar com chave de ouro a segunda edição da Expo Carnaval Brazil em uma tarde de domingo, com muita folia. As cidades carnavalescas de diversas regiões, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Parintins e Cuiabá, desfilaram uma versão pocket de atrações que se destacam na maior festa popular do país. Um encontro musical inusitado, unindo diversas sonoridades, como, por exemplo, a percussão do samba reggae com o frevo e a bateria das escolas de samba com as entoadas e o maxixe.

Com um repertório bem carnavalesco, o Tio Elétrico criou uma atmosfera total de folia, recebendo o público com um repertório de sucessos carnavalescos. Transformada em um sambódromo ou circuito, o Largo Terreiro de Jesus recebeu primeiro o bloco Malê Debalê, com o seu famoso balé afro. Em seguida, o ritmo frenético do frevo do Balé Cultural de Pernambuco e Orquestra de Frevo, contagiou baianos e turistas. A Escola de Samba Mocidade Alegre, campeã do último Carnaval paulista, a terceira atração, mostrou que São Paulo também sabe fazer samba.

Do Centro Oeste, Cuiabá foi representada pelo grupo Flor do Campo, grupo muito tradicional no Carnaval da cidade, mostrou a apresentação típica do Siriri. Já o boi Caprichoso, o mais recente campeão em Parintins, coloriu de azul o Centro Histórico, juntamente da belíssima Índia Cunhã-Poranga, recebendo muito carinho do público, principalmente pelas crianças. Um dos momentos mais esperados do domingo, foi a Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, que mostrou a razão de ter se consagrada campeã do carnaval do Rio de Janeiro, em 2023. Com o autêntico samba carioca, a escola não deixou ninguém parado no Terreiro de Jesus.

“Foram três dias de muito conteúdo, debates, negócios e cultura. A Expo Carnaval 2023 consolidou esse evento que é fundamental para potencializarmos ainda mais essa festa que é uma das principais vitrines do Brasil para o mundo, que atrai turistas e movimenta a economia do país”, afirmou Fábio Almeida, Ceo da Join entretenimento, realizadora da Expo Carnaval Brazil em parceria com a Zum Brazil.

Assim como aconteceu durante os dois dias da Expo Carnaval Brazil, no Centro de Convenções, a Expo mostrou toda a pluralidade e diversidade dos Carnavais do Brasil, formando um verdadeiro “intercâmbio cultural” nos três dias de evento e encerrou com maestria em uma apresentação inédita com todas as atrações juntas no ritmo de “Aquarela do Brasil” e em seguida de “We Are The World Of Carnaval”, no Centro Histórico de Salvador.

“Quem esteve no Pelourinho, ontem, pode conhecer um pouquinho da música, da dança e das tradições culturais de diversos estados do país. Promover intercâmbios culturais e estruturantes para a preservação da cultura Brasileira e estimular a economia criativa é o principal propósito da Join! Foi um momento histórico”, comentou Fábio Almeida.

Foto Semente Filmes