O multi-instrumentista Tato Rezende apresenta seu show “Meu Cavaquinho Português” no próximo dia 15 de dezembro, às 20h, no Teatro Sesi Rio Vermelho. No espetáculo o artista mostrará como sua experiência como musicista durante quatro anos em Portugal, acompanhado do seu cavaquinho Boca de Raia, tem influenciado o seu trabalho. Em cena ele canta, toca e fala sobre a relação do instrumento musical português com a Bahia, sua origem, técnicas, afinações e diferenças encontradas nas variações do instrumento no Brasil, Angola e Cabo Verde.
“Esse é um projeto muito especial, desenvolvido de forma inédita para o público soteropolitano, em que apresentarei todo o repertório ao lado de instrumentistas excepcionais”, conta Tato Rezende, que se apresentará acompanhado do percussionista Cuca e do violonista Aron de Oliveira. O músico Rosemberg Ribeiro também fará uma apresentação especial para o público. As entradas para o concerto podem ser adquiridas no portal Sympla, a R$30 (meia) e R$60 (inteira).
O multi-instrumentista – Músico, compositor, multi-instrumentista e educador musical, Tato Rezende é um multi-instrumentista excepcionalmente talentoso nascido em Itapuã, famoso bairro de Salvador. Sua performance nos instrumentos que domina, e em especial no violão 7 cordas, revela um músico sofisticado e eclético. Iniciou seus estudos no violão aos oito anos de idade, entrando na Orquestra de Violões David Santana. A partir daí desenvolveu sua musicalidade em instrumentos musicais de corda como cavaquinho, bandolim e banjo, entre outros. Em sua adolescência tocou em diversos grupos de samba, choro e axé, se apresentando em trios elétrico e diversos eventos privados. Começou a dar aulas particulares em 2014, e na sequência cursou Musicoterapia e desenvolveu atividade social de professor na Escola de Samba Unidos de Itapuã no curso de Violão Clássico em 2018.
Atuou também como mediador cultural no núcleo educativo “Gente Arteira”, na Caixa Cultural Salvador, e em seguida ingressou na Empresa Espaço Musical onde trabalhou com musicalização infantil com bebês a partir de três meses até jovens de 14 anos. Em paralelo a música, possui graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador e capacitação para desenvolver produção cultural através do projeto da SECULT e Rede Mais “Jovens Empreendedores”. São 21 anos de música completados em 2023, já tendo atuado em muitas cidades da Bahia através de projetos culturais do governo.
Fora do Brasil se apresentou em Portugal nas cidades de Lisboa, Vila Viçosa, Aveiro, Almeirim, Leiria, Caldas da Rainha e também em Sevilha, na Espanha. Atualmente dá aulas de guitarra e viola, ukulele, Musicalização Infantil e realiza o projeto “Encontros Musicais” com os seniors da Comunidade de Alcabideche, no Conselho de Cascais e atua como ensaiador junta à Tuna Senior da Costa do Estoril.
Foto Divulgação Assessoria