Dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia revelaram um aumento de 15% nos diagnósticos de glaucoma e 20% nos casos de miopia dos baianos em comparação ao ano anterior. Os números refletem uma tendência nacional de deterioração da saúde ocular, atribuída a fatores como o envelhecimento da população, o uso intensivo de dispositivos eletrônicos e a falta de cuidados preventivos. É o que explica a oftalmologista Ana Lúcia Mendes.
A busca por soluções, por outro lado, também tem sido mais frequente. A Ótica Salvador (@oticasalvador), por exemplo, registrou nos últimos cinco meses um aumento de 30% na procura por seus serviços e produtos, evidenciando a crescente preocupação dos soteropolitanos com o cuidado ocular.
Para aqueles diagnosticados com miopia, o uso de óculos com lentes corretivas é fundamental, mas Rafael Alonso (@alonsorafa), fundador da Ótica Salvador e de todo o Grupo Óticas Brasil (@grupooticasbrasil) vai além e explica que a principal busca, nesses casos, é referente a óculos que também contenham lentes com filtro para a luz azul, os quais ajudam a reduzir a fadiga ocular, protegendo a visão a longo prazo.
“Além das lentes de alta precisão, uma excelente ótica precisa disponibilizar as opções com tratamentos antirreflexo e proteção UV, essenciais para a proteção ocular. Esse aumento na procura que recebemos destaca essa importância como auxílio à população para combater e gerenciar problemas de visão”, conta Rafael.
Foto: Arquivo Pessoal