Diariamente, 203 pessoas desaparecem no Brasil, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Um desses casos é o do baiano Davi Lima. Em 2021, durante o período de pandemia, Davi desapareceu em Itiúba, município localizado a 277 quilômetros de Salvador. No dia do ocorrido, Lilia, mãe de Davi, estava fazendo um trabalho fotográfico e deixou Davi com a irmã. Foi nesse trajeto entre a casa da irmã e da mãe, cerca de 300 metros de distância, que o garoto desapareceu e nunca mais foi visto. Desde então, Lilia não passa um dia sem procurar filho.
Nessa busca incansável, Lília conta com o apoio da organização Mães da Sé, que já cadastrou mais de 12 mil desaparecimentos e ajudou a encontrar mais de cinco mil crianças e adolescentes em todo o país. Assim, em busca de promover ações que colaborem para encontrar essas pessoas, a ONG lança a campanha “T-Search, o #OutfitDaVisibilidade”.
Inspirada nas famosas bootlegs, T-shirts queridinhas entre fashionistas e famosos por estamparem rostos populares, a campanha é uma parceria entre a Mães da Sé e o coletivo Weber Shandwick. O objetivo é transformar camisetas em uma ferramenta para encontrar crianças desaparecidas no Brasil, tornando a moda uma plataforma de ativismo social.
“O nome é autoexplicativo e faz alusão à palavra T-shirt (camiseta) e search (busca). Se usamos camisas de quem admiramos, por que não vestir também por uma causa que precisa ser de todos nós?”, pergunta Vitor Elman, copresidente da Cappuccino, agência idealizadora da campanha. A iniciativa também se baseia no consumo de notícias de pessoas famosas por brasileiros. “Somos o país da novela, dos cliques recordes em notícias sobre celebridades, gostamos de ver e de sermos vistos. T-Search não é apenas uma campanha, é um movimento. Ao aproveitar a própria cultura das ruas, pretendemos redirecionar o foco para aqueles que realmente precisam”, complementa o executivo, que também é líder criativo LATAM da Weber Shandwick.
Produzidas na Galeria do Rock, essas peças querem chamar a atenção para os desaparecidos e mobilizar a sociedade para essa causa urgente.
Ivanise Esperidião, fundadora da Mães da Sé, reforça que “a principal dor é a falta de visibilidade. E as estatísticas são impressionantes: mais de 40.000 crianças desaparecem a cada ano no Brasil, muitas perdidas em horrores como tráfico e adoção ilegal. Com a T-Search, estamos trazendo seus rostos e histórias de volta à atenção pública.”
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