O médico ginecologista Alexandre Amaral, referência no tratamento da endometriose, é um dos convidados do II Congresso Capítulo de Cirurgia Minimamente Invasiva e Sociedade Chilena de Medicina Reprodutiva, que acontecerá na cidade de Coquimbo, no Chile, nos dias 7 e 8 de novembro. Alexandre irá ministrar uma aula no primeiro dia e fará uma cirurgia ao vivo no segundo, junto ao cirurgião coloproctologista Paulo Vitor Soares, também especialista em endometriose. O procedimento será moderado pelo renomado professor francês Michel Canis.
Durante a exposição do tema “Quais são as fronteiras e desafios atuais da cirurgia ginecológica minimamente invasiva?”, o médico trará discussões a respeito de tecnologia, capacitação profissional e inovações. “As cirurgias minimamente invasivas na ginecologia estão avançando e os seus benefícios estão se tornando cada vez mais conhecidos. Contudo, é importante destacar os entraves que são, principalmente, econômicos, devido ao alto custo das tecnologias avançadas, mas também de falta de acesso e desigualdades regionais”, diz Alexandre.
No último dia do congresso, Alexandre, que integra o Núcleo de Endometriose e Fertilidade da Bahia e atua na equipe de endometriose do Hospital da Mulher, juntamente com Paulo Vitor Soares, realizará ao vivo uma cirurgia para o tratamento da endometriose associado a uma histerectomia (cirurgia para remoção do útero), através de uma videolaparoscopia, um procedimento minimamente invasivo. “É um procedimento com rápida recuperação, cicatrizes pequenas e com excelentes resultados. São muitos os benefícios, por isso é tão importante que mais pessoas conheçam e tenham acesso”, destaca o ginecologista.
“É uma grande satisfação para mim participar desse encontro com excelentes profissionais de todo o mundo. Essa troca de experiências é fundamental para o avanço da medicina”, completou. O congresso será apresentado pelo presidente da Sociedade Chilena de Medicina Reprodutiva, Dr. Aníbal Scarella, e pelo presidente do Capítulo de Cirurgia Minimamente Invasiva, Dr. César Paredes, e contará com uma série de cursos e aulas teóricas e práticas, além de momentos para discussões e perguntas.
Foto divulgação