No mundo contemporâneo, o desenvolvimento de habilidades interpessoais e a consciência social são tão cruciais quanto o aprendizado acadêmico para adolescentes em idade escolar. Nesse contexto, os alunos da Pan American School of Bahia (PASB) têm se destacado através de ações sociais que não apenas beneficiam a comunidade, mas também contribuem para o seu crescimento pessoal e moral. O aprendizado através do Serviço Comunitário, ou Service Learning, é fundamental no currículo da PASB, oferecendo aos estudantes uma plataforma para aplicar suas habilidades em prol de um impacto positivo na sociedade.

A participação de alunos da PASB nas organizações internacionais National Honor Society (NHS) e National Junior Honor Society (NJHS) exemplifica esse compromisso. Recentemente, as alunas Paula Rocha e Letícia Campelo, membros do NJHS, conduziram um evento de recreação para crianças com câncer, assistidas pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC-BA). Além das atividades lúdicas, o dia incluiu a entrega de doações de alimentos e materiais de higiene, mostrando que pequenas ações podem gerar grandes mudanças.

“Com essa iniciativa, acreditamos que podemos contribuir para os 30 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. É fundamental que, como jovens, nos mobilizemos e usemos nossas habilidades para impactar a comunidade”, afirma Paula Rocha, de 14 anos. As duas estudantes também apresentaram seus projetos sociais durante uma reunião do G20 – Seminário Internacional Cultura e Mudança do Clima, destacando como suas ações estão alinhadas com os Objetivos Globais da ONU, especialmente nas áreas de educação e saúde de qualidade.

Outro projeto significativo ocorreu na Creche Escola Irmã Sheila, localizada na Associação Casa De Caridade Adolfo Bezerra de Menezes (ACCABEM), em Lauro de Freitas. Alunos da PASB, com a supervisão de Dra. Myrna Torres, dentista, ofereceram uma palestra sobre saúde oral, aplicaram flúor nas crianças e distribuíram kits de cuidado bucal, demonstrando o compromisso da escola com a cidadania e a responsabilidade social.

“Pessoalmente, podemos dizer que essa experiência foi realmente tocante e ter a oportunidade de trabalhar com as crianças da instituição nos deixou extremamente felizes, mesmo com uma ação pequena como essa. Além disso, muitos alunos que participaram da ação comentaram o quanto se divertiram e vivenciaram novas experiências que até os fizeram refletir sobre suas futuras profissões. Esperamos poder realizar muitas outras ações como essa, pois ela não só nos traz alegria, mas também proporciona uma experiência significativa para todos”, afirma Stella Ribeiro, também de 14 anos.

“Essas iniciativas não apenas incentivam os alunos a se envolverem ativamente com a comunidade, mas também ampliam sua percepção de pertencimento e responsabilidade social”, explica Maria Eduarda Fonseca, coordenadora de CAS (Criatividade, Ação e Serviço) e Service Learning da PASB. A escola, única em Salvador a manter seções do NHS e NJHS, continua sendo uma referência em educação internacional de excelência, preparando seus alunos para enfrentar os desafios globais com confiança e integridade há 64 anos.

Com ações como essas, a PASB integra educação e responsabilidade social, instigando seus alunos a serem agentes de mudança positiva em seu ambiente e além. Com um ensino voltado para a formação de cidadãos globais conscientes, a escola abre um mundo de possibilidades ilimitadas, formando líderes para o futuro.