Um bairro que tem a música e as artes no DNA, o Candeal volta a mostrar sua força cultural na 6ª edição do Candyall e Tal (@candyalletal), nos dias 7/12 (sábado), das 15 às 22h, e 8/12 (domingo), das 12h às 19h, com uma variada programação musical, gastronomia e artesanato. O Festival de Artes Urbanas celebra a fusão de ritmos criados no bairro, pela influência de Carlinhos Brown, dialogando com outras vertentes musicais da cidade.

Durante dois dias, o evento convida o público a conhecer um bairro transformado pela música, através da ocupação artística nas ruas e nos seus espaços icônicos, como a Bica, Zé Botinha, Beco do Bit e a Praça das Artes. O Candyall e Tal é realizado e idealizado pela Associação Pracatum, que, há 30 anos, é uma das ferramentas propulsoras de transformação social no Candeal.

No sábado (7), a Camerata OSBA abre oficialmente o Festival, às 16h30, no Palco Zé Botinha. A partir das 17h até às 21h, a Praça das Artes recebe as apresentações da Roda de Timbau do Candeal, Coletivo CDL e da Nanamoa.

Já no Palco Bica, às 17h10, o público vai se divertir com as apresentações de alunos e ex-alunos da Pracatum, com direção musical do professor Nairo Elo. No final da tarde, às 18h30, o Palco Samba, em frente a Pracatum, recebe o grupo Samba e Suor. Às 20h, a Ópera-Buffa, formada por Jonga Cunha, Rafa Chaves e Rafael Jardim, recebe a banda Bitgaboott, criada no bairro por Boghan Gaboott e Leo Bitbit, encerrando o primeiro dia de Festival.

No domingo (8), o Festival começa mais cedo, às 12h, com apresentação do grupo Swing On, no Palco Samba, em frente a Pracatum. O Samba vai animar o almoço no Bar du Kabaça, localizado em frente ao palco, onde será servido o famoso feijão do Kabaça, que foi destaque na série “Comida de Rua: América Latina”, da Netflix. Em seguida, às 14h, o samba toma conta das ruas do bairro com o arrastão das Sambadeiras, convidando a banda Off Scala. A Turma de Percussão da Pracatum, com regência do professor José Izquierdo, mostra a força da percussão e do ritmo no bairro, às 15h30, no Palco Zé Botinha.

Na Praça das Artes, das 16h30 às 18h, a dança entra em cena com as apresentações do Ballet Adeprocan e Cia Mistura. A atração seguinte será a DJ Belle, às 16h30, no Palco Bica, onde vai comandar a pick-up para transformar a Bica numa grande pista de dança. Às 17h15, as Filhas do Som promovem um arrastão pelas ruas do bairro. O Festival será encerrado com a banda Bitgaboott, recebendo Xexéu e Patrícia, ex-integrantes da Timbalada, a partir das 17h30, no Beco do Bitt.

O Candyall e Tal a engrenagem sociocultural que torna o Candeal tão curioso e pulsante. O Festival também promove um intercâmbio das criações do bairro com outras culturas, através da Feira de Artesanato e a gastronomia, reunindo a produção local e de outros territórios. A gastronomia do Candeal se destaca pela culinária baiana e as deliciosas comidinhas de rua.

Além do famoso feijão do Bar Du Kabaça, que também oferece pratos regionais, nas ruas do bairro o cardápio é bem variado, com Acarajé da Mel, Abará do Denys, Espetinho de Eliane, Caldo e Mais e a Hamburgueria Artesanal 53 Pra Você. O artesanato, também estará presente no Festival, através de uma feira com trabalhos de arte e manualidades. Será uma boa oportunidade de adquirir peças originais utilitárias e decorativas.

Foto Divulgação