Na manhã desta quarta, 27, a histórica Rua Chile, localizada no Centro Histórico de Salvador, sediou a 6ª edição do Bahia Avança, evento promovido pela filial regional da Câmara Americana de Comércio para o Brasil, que reuniu líderes dos setores de energia, agronegócio, turismo, cultura e logística. O encontro faz parte de uma iniciativa que, desde 2019, tem sido um catalisador para o desenvolvimento econômico e sustentável na Bahia. Sob o tema “Impulsionando o Futuro e Acelerando o Desenvolvimento da Bahia”, o evento, liderado por Pedro Dornas, que celebra um ano à frente da organização, aconteceu no Palacete Tira-Chapéu.

A programação foi cuidadosamente projetada para explorar os pilares do desenvolvimento sustentável no estado, com discussões que abordaram desde a importância das leis de incentivo para o fomento cultural no Centro Histórico até às oportunidades econômicas no agronegócio, a relevância do ESG e da responsabilidade socioambiental, as inovações no mercado de energia e os avanços na mineração. Também foram destacados os impactos positivos dos investimentos em logística e infraestrutura.

Os participantes foram recebidos de forma calorosa com uma apresentação vibrante, marcada pelo som pulsante dos tambores e dança típicas de Salvador. O mini espetáculo aconteceu em parceria com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur). Um dos destaques do evento foi a presença do Cônsul Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Ryan Rowlands, que visitou a Bahia pela primeira vez. Em seu discurso, Rowlands enfatizou as oportunidades de crescimento e as parcerias estratégicas que podem emergir da relação bilateral de 200 anos entre Brasil e Estados Unidos, afirmando que “a gente se torna mais forte quando rompe as fronteiras”.

Entre os convidados estavam figuras proeminentes como o arquiteto Marcelo Sáfadi da ATICUM, Tânia Azevedo da Organização Silveira, Santiago Franco da Cibra, Thiago Andrade da Petrobahia, João Fiamenghi do Grupo Ergo e Isabela Suarez da Fundação Baía Viva.

Foto Adam vidal