A cantora, compositora e artista multidisciplinar Ava Rocha apresenta o espetáculo “Néktar” em Salvador, neste sábado, 24 de maio, no Cineteatro 2 de Julho, dentro da programação do Circuito Funarte de Música Pixinguinha 2023, um dos mais importantes projetos de circulação musical do país. A noite terá abertura de Rei Lacoste, expoente da cena urbana baiana, e contará com a presença da presidenta da Funarte, Maria Marighella, reforçando o compromisso da Fundação com a promoção de uma política cultural e artística democrática e nacionalizada.
“O projeto Pixinguinha da Funarte está de volta, após 16 anos de sua suspensão: atualizado e no novo formato de circuitos artísticos dentro do Programa de Difusão Nacional – Rede das Artes. Ao promover e provocar interações artísticas, estéticas e relações com o público, afirma a sua vocação e contorno de política pública, e inova ao estimular uma rede viva, pulsante em todo o Brasil”, destaca a presidenta da Funarte, que completa: “Os circuitos têm a potência de criar infinitos territórios de invenção. É assim que a potência de Ava Rocha convida e se encontra com a de Rei Lacoste. E as TVs e rádios públicas estaduais são e podem ser parte multiplicadora dessa rede de difusão e de promoção do acesso às artes em todo o país”, indica Maria Marighella, pontuando a parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) para as ações do Circuito Pixinguinha na Bahia.
Com 44 propostas selecionadas de todo o Brasil, abrangendo gêneros musicais diversos, o Circuito Pixinguinha promove espetáculos musicais em todas as regiões do país, atualizando o legado do mestre Pixinguinha com uma curadoria plural, que valoriza diferentes expressões e linguagens da música brasileira.
“O Circuito Pixinguinha representa um compromisso renovado da Funarte com a valorização da música brasileira em sua diversidade. Celebramos aquele projeto histórico, que revelou e consolidou grandes nomes da nossa música. Ele nos inspira a voltar a promover esses encontros entre artistas e públicos de todas as regiões. É uma celebração da nossa cultura e um passo importante na construção de uma política pública que reconhece e apoia a riqueza das expressões musicais brasileiras”, completa Eulícia Esteves, diretora de Música da Funarte.
A passagem de Ava Rocha por Salvador marca a estreia local da turnê do álbum “Néktar” (ybmusic, 2023), seu quarto trabalho autoral. A artista estará acompanhada por Charles Tixier (bateria), Chicão Montorfano (teclado), Gabriel Bubu (baixo), Vini Furquim (teclado) e Yandara Pimentel (percussão).
Antes da apresentação principal, o público confere o show de Rei Lacoste, músico, compositor e produtor soteropolitano que mescla pop, trap e sonoridades experimentais em uma performance marcada pelo hibridismo e pela potência estética.
Como parte das ações formativas do Circuito, Ava Rocha conduz duas oficinas gratuitas no dia 23 de maio, com foco na voz, nos processos criativos e na experimentação musical. As atividades são voltadas a artistas, estudantes e ao público interessado.
Foto Divulgação