Entre os dias 15 e 21 de julho, Salvador vai receber o maior campeonato de robótica e Inteligência Artificial do mundo, o RoboCup2025. Considerada a “copa do mundo de robôs”, o evento já tem confirmado cerca de 2 mil participantes, com equipes de 40 países. Além do Brasil, que é a maior delegação da competição com 45 equipes, Alemanha, China, Estados Unidos e Japão irão trazer, juntas, 74 times para a competição.

Os competidores chegarão à cidade nos próximos dias. A RoboCup2025 começa no dia 15 para os participantes, mas será aberta ao público nos dias 17, 18, 19 e 20, das 09h às 20h, com entrada gratuita (limitada aos horários definidos para visitação).

A RoboCup acontece a cada edição em um país. Em 2024, foi realizado em Eindhoven, na Holanda, e a próxima edição será na Coreia do Sul. Para o presidente da RoboCup Brasil, professor Marco Simões, ser país sede de um evento como esse é um reflexo do crescimento e consolidação do país na área. “O Brasil está se consolidando cada vez mais como uma potência na área de robótica e IA no mundo. Nesta competição, já conquistamos títulos em categorias como a de robôs domésticos e em uma das modalidades de futebol de robôs. Estamos confiantes em um ótimo desempenho das equipes nacionais”.

Com 17 equipes, a China chama atenção pelas inovações tecnológicas que traz para o evento. “Com investimentos robustos em pesquisa e desenvolvimento e a presença de empresas líderes no setor, como a Booster e a Unitree, o país tem sido um dos principais pólos de avanço na robótica mundial”, destaca o presidente da RoboCup Brasil.

Entre os vizinhos sul-americanos, marcarão presença o Uruguai, Chile e Argentina.

Foto Divulgação