A quarta edição do projeto Varanda Quabales, que acontece sempre na frente do Centro Cultural Quabales (Rua Aurelino Silva, 385, Nordeste de Amaralina), vai homenagear a cantora Preta Gil nesta sexta-feira (22), a partir das 17h. Madrinha do instituto, Preta foi voz atuante na divulgação da iniciativa criada pelo multi-instrumentista baiano, Marivaldo dos Santos, e pela produtora cultural, Fernanda Mello, que ajudou a formar músicos e profissionais das artes das periferias de Salvador.
“Essa homenagem é também uma forma de agradecer porque Preta sempre acreditou no Quabales, o projeto social e a banda, tanto que ela e Daniela, amigas de longa data, cantaram juntas pela primeira vez com uma música do Quabales, com a banda. Preta sempre abraçou esses projetos e essa homenagem vai além de só tocar as músicas dela. É um agradecimento mesmo, fazer a favela saber o quanto ela estava em nossa vida”, conta Marivaldo dos Santos.
O evento contará com shows do Quabales Banda, que, no repertório, confirmou a música “Balacobaco Up and Down”, um feat do grupo baiano com Preta Gil e Daniela Mercury. Na line-up estão também a cantora Gabriela Lima, o Samba Gringa (projeto especial de artistas independentes que cantam clássicos da música estrangeira e da música brasileira em samba), As Pretas — duas cantoras do Nordeste de Amaralina que apresentam o repertório autoral —, além do Jam Session, habitual do Varanda Quabales, que, na ocasião, será formado só por artistas musicistas mulheres, um reforço de uma pauta também defendida por Preta Gil. A iniciativa ganhou o nome de Quabelas, que chega para marcar o movimento da música instrumental feminina. O projeto terá ainda os DJs Bennett e Mah, com participação de Ayuih; Mãe Taiane Macedo, cantora e liderança religiosa à frente do Terreiro CUMOA.
Durante o evento será inaugurada ainda uma placa em homenagem à artista carioca, filha de baianos e que viveu uma parte de sua vida em Salvador e estabeleceu laços importantes com a cultura da cidade. Os artistas convidados levarão suas versões para as músicas de Preta, além de contarem histórias que envolvem a cantora.
O Varanda Quabales nasceu inspirado no conceito de “block party” — comum em Nova York, trata-se de uma festa na rua geralmente organizada pelos moradores do local. Entre 17h e 22h, o público poderá conferir uma série de manifestações artísticas, levando a diversidade da produção cultural baiana para o Nordeste de Amaralina.
A inspiração para o evento parte da experiência dos idealizadores, Marivaldo dos Santos e Fernanda Mello. Nomes à frente do Varanda Quabales, o multi-instrumentista baiano e a produtora vivem na ponte aérea entre Salvador e Nova York e trouxeram para cá a ideia do projeto, que mistura a música instrumental de ritmos diversificados com os trabalhos autorais de artistas baianos.
Com proposta de edições mensais, a cada edição a Varanda Quabales, promovida pelo Favellê Music, terá, na Jam Sessions, a mistura de músicos que tocam na banda Quabales com outros instrumentistas que atuam na cena de Jazz, promovendo um intercâmbio musical que vai tornar a experiência ainda mais rica para o público. Além disso, durante a jam, acontecerá momentos de “open mic”, quando os microfones ficam abertos para manifestações de artistas que queiram se apresentar, como músicos, cantores e MCs.
crédito: Rafael Paixão