Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, pintora mexicana que nasceu em 06 de julho de 1907 na Cidade do México e lá viveu até sua morte, em 1954, ficou famosa por seus retratos, auto-retratos e obras inspiradas na natureza e nos artefatos. Ela é a grande inspiração da nova coleção de joias da designer Junia Machado. Para estrelar a campanha, clicada pela fotógrafa das celebridades, Nana Moraes, a escolhida foi a atriz Mariana Lima.
O traço pré-colombiano, os ex votos, o Beija flor (pássaro só existente na América Latina e símbolo da sorte no amor no México) e as artesanias mexicanas que tanto encantavam a pintora têm destaque nos brincos, colares, pingentes e pulseiras.
Os brincos e colares da coleção, em ouro amarelo ou branco, são marcados pelo forte traço da joalheria pré-colombiana. Pulseiras e pingentes tecidos em teares na cidade de Oaxaca, escapulários do convento de Guadalupe, na Cidade do México, e corações bordados em liston (cetim) encontram o ouro amarelo fosco no ateliê de Junia Machado, no Rio de Janeiro.
A expressão ex-voto vem do latim e significa algo como “por uma promessa realizada”. São encantos religiosos tradicionalmente utilizados para fins de cura e como ofertas votivas, desde 1500. Os séculos 19 e 20 viram o costume se firmar como uma parte da arte popular e religiosa do México, que teve grande influência nos trabalhos de Frida.
Para dialogar com a obra de Frida Kahlo e suas pinturas exvotivas, que possuem como motivações as doenças humanas e as graças alcançadas, a coleção traz esculturas de madeira e ouro, onde os ex votos são representados por pés, mãos, dorsos de madeira com lindas borboletas em ouro e a cabeça florida de Frida em pingentes e colares que reúnem os votos mais representativos desta prática.
O colar “Asas para voar”, parte integrante da coleção, nasceu em parceria com a fotógrafa Nana Moraes. Inspirada no quadro onde Frida retrata a si mesma com um colar de beija flor, e na mitologia maia que conta que os deuses criaram o x ts’unu’um (beija flor) com a missão de levar os desejos e os pensamentos de um lado para outro, Nana fotografou vários planos do vôo do beija flor e sugeriu a Junia um “porta-retrato” com moldura florida, com as fotos dos beija-flores em pleno vôo, simbolizando a sensação de liberdade tão desejada por Frida (“para que quero pés, se tenho
asas para voar …”)