A Petrobahia Travessia Itaparica-Salvador a maior prova em águas abertas do país, comemora 10 edições com muitas novidades, nos dias 06/12(sábado) e 07/12 (domingo), no Porto da Barra. A principal prova do evento, com 12 Km, disputada por atletas masculinos e femininos, acontece no domingo, às 7h, com saída na Praia do Búzio, em Gameleira, e chegada na Praia do Porto da Barra.
Na arena montada no Porto da Barra, a TIS Experience vai promover um conjunto de ações que ampliam o conceito do evento e reforçam seu compromisso com o bem-estar, a sustentabilidade, a inclusão e a educação esportiva. Apresentado pela Petrobahia, o evento conta com o patrocínio da Acelen, Itaipava e Ponte Salvador-Itaparica.
No final de semana, as águas abertas da Baía de Todos os Santos receberão nove provas. No sábado (06/12), com saída do Yacht Clube e chegada na Praia do Porto, a partir das 7h, serão disputadas as provas com Uso de Material e Infantil (900 m), Prova Rápida (1.500 m) e a Prova Meia Tis (6 Km), com saída do Terminal Náutico.
No domingo (08/12), a programação na Praia do Porto contará com as provas Infantil (200 m), Iniciantes (400m), Revezamento (2x 400m) O momento mais esperado será a chegada da Petrobahia Travessia Itaparica-Salvador de natação e de Paddle, ambas de 12 km.
DANIEL CADY
A 10ª edição do evento terá como padrinho o nutricionista e atleta Daniel Cady, que vai participar ao lado do filho, Marcelo Sangalo Cady. “É um prazer estar novamente neste evento que une saúde, natureza e emoção. Já vivi a TIS de várias formas — como atleta, guia e nutricionista — e agora volto para nadar com meu filho, que aceitou o desafio dos 1,5 km”, destaca Cady.
Durante o ano, mais de mil atletas participaram das etapas do Circuito Baiano de Águas Abertas, seletivas para a TIS, que classificou apenas 150 para a maior travessia em águas abertas do país. Para participar das demais provas os atletas podem se inscrever até 1º de dezembro pelo site ticketsports.com.br.
“A Travessia Itaparica-Salvador é uma prova icônica, que reúne os melhores atletas do Brasil e tem um simbolismo especial por acontecer em um dos cartões-postais mais lindos do mundo”, afirma Marco Lemos, presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA).
Entre os destaques está Lizian Sobral, atleta do Yacht Clube da Bahia e Campeã Mundial Júnior 2024, que retorna à prova como uma das favoritas. Além de Henrique Figuerinha campeão da última edição. Em 10 edições, a TIS já recebeu grandes nomes da natação brasileira, como Vivi Jungblut, Diogo Villarinho e Allan do Carmo, que fez sua despedida oficial das águas abertas no evento de 2022.
Foto Divulgação