A Academia de Ciências da Bahia (ACB), criada pelo ex-governador Roberto Santos, convida para a cerimônia de titulação e posse dos novos acadêmicos admitidos na entidade em 2022. Escolhidos pelo notório saber e pela relevância de seus trabalhos e pesquisas científicas em suas áreas de conhecimento, os novos acadêmicos serão recepcionados em ato solene conduzido pelo presidente da instituição, o professor e pesquisador Manoel Barral Netto, no dia 8 de março (quarta-feira), às 16:30h, no auditório da Fiocruz Bahia (Rua Waldemar Falcão, 121, Candeal, Salvador,Bahia)
A cerimônia de posse contará com o concerto musical do violonista Mario Ulloa. A apresentação dos novos acadêmicos será feita pelos pesquisadores e membros da Academia, Nadia Hage Fialho, Alexandre Schiavetti e Suani Tavares Rubim de Pinho. O discurso de saudação será da acadêmica Evelina de Carvalho Sá Hoisel e o discurso em nome dos novos acadêmicos será proferido por Meran Muniz da Costa Vargens.
Vale destacar que os novos acadêmicos foram escolhidos após serem submetidos à indicação, submissão e votação pelo Conselho da Academia de Ciências da Bahia. São quatro novos Membros Titulares e um novo Membro Júnior.
A Academia de Ciências da Bahia (ACB) é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, fundada em 17 de setembro de 2010, na cidade do Salvador, e tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia como fator essencial ao bem-estar social no nosso país, fomentando a ligação entre os setores acadêmico, produtivo e governamental do Estado da Bahia. A ACB atua no sentido de estimular a formação de pesquisadores nas áreas da ciência e da tecnologia.