Com o objetivo de promover eventos educacionais e empresariais em parceria com instituições internacionais, a Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (ACBEU), estabeleceu um acordo de cooperação com a Fundação Aleixo Belov. A parceria foi efetivada durante uma visita ao Museu do Mar nesta segunda-feira (21), onde estiveram presentes lideranças da ACBEU, entre elas o presidente, Durval Olivieri, e Athiná Arcadinos Leite, superintendente da instituição.
Cumprindo o seu papel de Associação Cultural que liga o Brasil aos Estados Unidos há 80 anos, a ACBEU está ajudando a articulação do Museu do Mar Aleixo Belov, com outros museus do mar nos EUA e em outros países do mundo – integrando o museu da Bahia a uma rede internacional de museus da sua mesma natureza.
A ACBEU avança no segundo semestre deste ano, no compromisso de incluir práticas em favor do desenvolvimento social e econômico. Única instituição educacional e cultural recomendada pelo Governo dos EUA na Bahia, a associação está ampliando o seu campo de atuação alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS/ONU (Agenda 2030), a Governança Socioambiental (ESG) e com os princípios da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
A Fundação Aleixo Belov, mantenedora do Museu do Mar, está alinhada com a Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030, para o desenvolvimento sustentável dos oceanos, mares e costas — já adotou os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e vai operar dentro do ODS 4 (Educação), ODS 7 (Energia Limpa), ODS 11 (Cidades Sustentáveis) e ODS 14 (Vida na Água) e está conversando com parceiros do Brasil e do mundo para iniciativas conjuntas na área.