Incentivar o debate sobre as inovações no campo da educação. Esse é o objetivo do Painel “Modernização da Educação no Brasil: ODS & Sustentabilidade na Gestão da Educação”, promovido pela Associação Cultural Brasil – Estados Unidos (ACBEU), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), com o apoio da Procuradoria Geral do Estado (PGE/BA), do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA) e da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN/BA).

O evento acontecerá de forma híbrida no dia 24 de março, das 09h às 12h, no Plenário Conselheiro Lafayette Pondé, localizado no Centro Administrativo da Bahia, e será transmitido pelo canal ACBEU Bahia, no Youtube. Serão disponibilizados certificados para aqueles que se inscreverem e enviarem, posteriormente, um questionário de avaliação do evento. Para os participantes do modo presencial, o uso de máscara será obrigatório, bem como a apresentação da comprovação de vacinação completa ou de Teste RT/PCR realizado nas últimas 72 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link: https://www.tce.ba.gov.br/eventos.

A programação do painel conta com a formação de uma mesa, uma palestra e um debate, que terão como partida o quarto tópico dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável presentes na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A abertura do painel será feita por Durval Olivieri, presidente do Conselho da ACBEU, e por Inaldo Araújo, conselheiro diretor da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL). A palestra será ministrada por Luiz Liza Curi, sociólogo, doutor em economia, ex-presidente e atual membro do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Eduardo Athayde, membro do Conselho Deliberativo da ACBEU e um dos participantes da mesa, conta que o evento faz parte da continuação dos propósitos de acordo entre as instituições. “Enquanto entidade privada e sem fins lucrativos, a ACBEU está alinhada aos princípios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) e da Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Buscamos articular e investir no fortalecimento de redes com o TCE/BA, a PGE/BA, o TCM/BA e a SEPLAN/BA”, conta. Sobre a temática do evento, Eduardo conta que o objetivo é discutir soluções em favor de uma educação inclusiva de qualidade. “Visamos estimular discussões sobre inovações na gestão da educação, sintonizando a Bahia com novos conceitos e ações em curso no Brasil e no mundo”, pontua Athayde.