Os arquitetos Pedro Córdova e Nanda Miguel, de escritórios distintos, uniram suas expertises para a criação de um espaço único na estreia da dupla no maior evento de design e arquitetura do país, em uma collab inédita. Juntos, eles assinam o ambiente Refúgio Folhas, um projeto que explora a arquitetura sensorial e imersiva, inspirado no álbum “Brasileirinho” de Maria Bethânia e nas essências da Avatim, marca parceira do espaço.
“A maior importância de participar da CASACOR Bahia para mim é o fato de poder expor a arquitetura que acredito, uma arquitetura de experiência sensorial, que só é realmente sentida ao vivo. Fotos e vídeos não transmitem toda essa profundidade. Quando o público pode vivenciar meu trabalho, isso reafirma meu compromisso com a ética da minha profissão e com o caminho que venho trilhando”, reflete Pedro Córdova, que recentemente deixou um cargo fixo em um renomado escritório de arquitetura para seguir carreira solo. “Foi um desafio enorme, mas fazer parte da CASACOR logo no primeiro ano de escritório autônomo é uma grande conquista.”
O ambiente “Refúgio Folhas”, um banheiro funcional, destaca-se pelo uso de pedras naturais e um paisagismo exuberante, reforçando o conceito de respeito à natureza, uma das principais tendências que os arquitetos desejam imprimir. Além disso, o mobiliário assinado pela BIASÁ Home, com foco em sustentabilidade, complementa o cenário, fortalecendo a conexão com a brasilidade e a cultura regional. “Nosso objetivo foi criar um espaço que oferecesse uma experiência imersiva e sensorial. Sempre discutimos a importância de trazer esse tipo de abordagem para as mostras de arquitetura, e a CASACOR nos deu a oportunidade de colocar isso em prática”, acrescenta Pedro.
Para Nanda Miguel, o projeto também representa um marco importante em sua carreira. “Nós somos dois escritórios com focos diferentes, eu em arquitetura comercial e Pedro em residencial, mas decidimos unir nossas ideias para criar um ambiente que vai além do usual. Sempre tive uma ligação forte com a moda e as artes, e a arquitetura é a forma que encontrei para expressar tudo isso. Participar da CASACOR é uma forma de validar o nosso trabalho, mostrar nossa identidade e promover a arquitetura de experiência”, comenta Nanda.
O “Refúgio Folhas” é uma verdadeira celebração da brasilidade, com referências às cores terrosas, à madeira pau-ferro e à vegetação, criando um ambiente sensorial e repleto de significado. Obras de arte e peças artesanais selecionadas enriquecem ainda mais o espaço, promovendo o talento de artistas locais e enfatizando a ancestralidade, tema central da mostra deste ano.
A CASACOR Bahia 2024 acontece de 17 de setembro a 6 de novembro no Bahia Othon Palace, e o ambiente “Refúgio Folhas” promete ser um dos destaques, proporcionando aos visitantes uma experiência única e imersiva.
Foto Gabriel Cerqueira