Um encontro dos artistas multifacetados Chico César e Ronaldo Bastos resultou na canção “Do acaso”, que ganhou vida com a interpretação da versátil Alice Caymmi, dona de um timbre vocal único. A canção, que marca a primeira parceria musical entre os compositores, chega hoje em formato de single em todas as plataformas de música.
Tanto as canções de Chico César quanto as de Ronaldo Bastos têm em comum a característica de ultrapassar fronteiras e alcançar muita gente, seja por qual meio for. Mas a grande afinidade artística entre os dois compositores está além disso. Suas músicas, das mais antigas às mais recentes, despertam paixões porque são capazes de encontrar imagens perfeitas para expressar o que nem sempre é simples de dizer. Nesse sentido, “Do Acaso” é sorte à primeira vista.
“Eu já namorava o Chico César em pequenos grandes encontros que tivemos. Sua musicalidade e sua verdade sempre me comoveram, e eu sempre me senti próximo da sua poesia. Por isso mesmo, eu fiquei tão emocionado quando recebi a melodia de “Do Acaso”, explicou Bastos.
Para imprimir toda sua estética bela e incomum, a dupla de compositores escolheu a cantora Alice Caymmi à dedo para cumprir essa função. “Tivemos a imensa felicidade de Alice Caymmi – a quem mostramos em primeira mão – abraçar nossa canção. Ela trouxe essa beleza estranha que a gente sentia que a música estava pedindo. E ainda mais. Alice é uma cantora exuberante. Eu espero que as pessoas embarquem junto conosco nessa viagem.”, completou.
Mesmo estando tão alinhada à verdade de “Do Acaso”, por uma aparente contradição, Alice nos apresenta seu potencial versátil e nos marca com sua interpretação que subverte e extrapola as expectativas, sejam elas quais forem.
Com direção artística de Leonel Pereda, a faixa foi produzida por ele em parceria com Duda Mello. Os músicos que participaram da gravação, especialmente tocados pela canção e pela interpretação de Alice Caymmi, criaram uma cativante paisagem sonora. São eles: Webster Santos nos violões, Alberto Continentino no baixo, Marcelo Costa nas percussões e Guilherme Lírio nas guitarras.