O aluno do curso de Cinema e Audiovisual da Unijorge, Plínio Gomes, teve dois filmes selecionados para festivais na Bahia. Os filmes “A encruzilhada, o cruzeiro e um pé de chinelo: crônica de uma guerra” e “Meia Lata D’água ou Lagarto Camuflado” foram selecionados para o 7º Festival de Cinema Baiano. O autor também está concorrendo no 2º Cine Caatinga com o curta “Meia Lata D’água ou Lagarto Camuflado” que retrata a comunidade quilombola de Tijuaçu, distrito de Senhor do Bonfim – BA, onde ele tem raízes e fala das dificuldades que o maior remanescente de quilombo do estado enfrenta há mais de 30 anos.

O filme foi produzido em virtude do curso EAD Projeções do Itaú Cultural, como forma de conclusão de curso e a regra foi produzir sem gravações in loco, devido a pandemia, desta forma foi construído com imagens de arquivo. Para Plínio, “de um filme feito por um baiano da caatinga e sobre uma comunidade dentro desta, estar no 2º Cine Caatinga é maravilhoso! Ainda mais para mostrar a comunidade quilombola de Tijuaçú, que tanto amo”.

O filme está disponível no site do festival e com votação aberta para o júri popular até o dia 4 de abril. O site para assistir e votar é: https://cinecaatinga.com.br/filme/meia-lata-dagua-ou-lagarto-camuflado/.