Os alunos da Pan American School of Bahia (PASB) estarão presentes no maior evento Modelo das Nações Unidas (MUN) do Brasil, o Bramun. O evento, que volta à sua modalidade presencial, será realizado de 22 a 25 de março, na Costa do Sauípe. Em sua 20ª edição, o encontro terá como tema central “Lembremo-nos do que a sociedade deseja esquecer”. Mais de 350 alunos de escolas internacionais do Brasil participarão da conferência.

O MUN é uma simulação das Nações Unidas liderada pelos próprios estudantes. Na ocasião, os alunos vão representar países e debater questões atuais e pertinentes. O trabalho de preparação antes da simulação consiste em uma pesquisa sobre os tópicos do comitê e as posições dos respectivos países. Durante a conferência, os alunos saem do papel de pesquisadores e assumem o de verdadeiros diplomatas, representando as visões políticas contemporâneas da sua delegação, escrevem e debatem com objetivo de aprovar resoluções que apoiam suas posições.

Farão parte dos tópicos do MUN o Conselho de Segurança, Conselho de Direitos Humanos, Conselho Social Econômico e Conselho Político, além do Conselho Histórico de Segurança, o Parlamento do Reino Unido, as Frentes Unidas da China, os ‘New Founding Fathers’ dos EUA, o ‘Comitê de Paz da Westphalia’ de 1648, e o ‘Comitê de Guerra de Inteligência Artificial de 2033’.

“As simulações do MUN oferecem aos estudantes a oportunidade de colocar em prática habilidades relevantes para futuros profissionais e cidadãos globais. Através da preparação e participação nestas simulações, eles trabalham com empatia, gentileza, integridade, respeito, liderança, gestão responsável e colaboração”, afirma o coordenador de MUN da PASB, Isaias Torres.

A PASB e o BRAMUN têm uma forte ligação. Por muito tempo, a Pan American School of Bahia foi a instituição organizadora do evento, hoje realizado pelo Global Attitude Institute. Nesta edição, a PASB participará com mais de 20 alunos, sendo uma delas, Mirella Gusmão, do 3º ano do Ensino Médio, que foi convidada a participar como presidente do Conselho de Segurança da Conferência, o que é considerado um grande reconhecimento. A estudante que há cinco anos participa da conferência, classifica o BRAMUN como uma das melhores experiências da sua carreira acadêmica.

“Eu participo desde o 8º ano e, desde então, tive a oportunidade de desenvolver inúmeras habilidades. Poder ser parte da equipe de liderança desta conferência tem me permitido contribuir para o crescimento pessoal e acadêmico dos delegados. O BRAMUN é uma conferência que prepara os diplomatas do futuro e posso dizer que, se qualquer aluno tiver a oportunidade de participar de uma conferência como esta, ele não deve perder esta chance”, afirma.

A Pan American School of Bahia, fundada há mais de 60 anos, é uma associação de pais sem fins lucrativos que segue os currículos educacionais americano e brasileiro. É a única escola internacional do estado e, desde 2012, é também escola mundial IB, ofertando o programa PYP – Primary Years Programme e o IB DP – International Baccalaureate Diploma Programme.