Na próxima segunda-feira, dia 21 de março, a Apae Salvador realizará uma agenda de ações para marcar o Dia Mundial da Síndrome de Down. Entre as atividades previstas na programação, está a divulgação de uma campanha institucional em parceria com a entidade Ser Down, dinâmicas de grupo, palestra, apresentações culturais e recreação com o animador Tio Paulinho, a partir das 10h, e de um robozinho, fazendo a alegria da garotada no Complexo de Saúde, na Pituba.
A campanha que a Apae Salvador lança em parceria com a Ser Down, intitulada Inclusão é Amor, faz uma alusão entre o conceito de inclusão ao de casamento. Aborda questões como respeito, união e empatia. Também para marcar a data, a Apae produziu um vídeo com um jovem com Down, Victor Hugo, declamando uma poesia escrita por uma garota com deficiência intelectual, Vanusa Oliveira. Victor é ator e faz parte do grupo de teatro da Apae. Entre as ações que serão realizadas no Complexo de Saúde da Apae pela equipe do seu Centro Educacional – Ceduc, está a apresentação do Grupo de Teatro. Outra ação a ser realizada no dia 21 é uma palestra sobre Educação Inclusiva, que faz parte do trabalho de formação da Apae para profissionais de Educação do município.
Já no Centro Especializado em Reabilitação – CER II, em Coutos, às 9h, haverá a abertura da programação com uma abordagem sobre Síndrome de Down e Inclusão Social. Em seguida, será feita uma dinâmica de apresentação dos pais de jovens atendidos no CER, e uma roda de conversa com a mãe de uma garota com Dow, Sophia Carvalho. Depois, a jovem Camile Oliveira fará uma apresentação especial com a música Coração Cachorro. Durante a atividade “Meu filho é uma estrela”, haverá um desfile, e os pais apresentarão um breve perfil dos seus filhos. Para encerrar, haverá a entrega de presentes para os participantes e momento livre para troca de experiências, estabelecimento de vínculos e brincadeiras com as crianças.
O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, faz alusão aos 3 cromossomos no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down. A data está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários.