Juliana Duque e Rafael Martins, atletas de vela do YCB, embarcam na próxima sexta-feira, 26, para Lima, no Peru, onde participam do XVIII Jogos Panamericanos. Ao todo, serão 39 esportes espalhados por 19 sedes de competição distribuídas pela capital peruana e proximidades.
Vale salientar que a Bahia só teve representante da Vela no Pan uma vez, em Indianopólis (1987), quando Jonas Penteado foi medalha de prata na classe Laser. A dupla irá competir no período de 3 a 10 de agosto, na Baía de Paracas, onde acontece as disputas de vela e canoagem de velocidade.
“São três anos de preparação. E desde que fomos selecionados para compor a equipe brasileira, estamos treinando bastante, malhando cinco vezes por semana, tendo acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, assim como viajando para treinar em outras localidades”, comentou Duque. Os velejadores conquistaram a vaga durante a Copa Brasil de Vela, realizada em 2018, em Florianópolis. A dupla baiana venceu as três regatas do último dia de competições – na ocasião – e levou o troféu da seletiva brasileira. “Estamos bem animados e satisfeitos. Esperamos que dê tudo certo e a gente traga a medalha para o nosso país e para o nosso clube”, acrescentou Rafael Martins.