Quando os pais de Lucca Zold o matriculou nas aulas de natação, aos seis meses de vida, não imaginaram que constantemente estariam nas arquibancadas torcendo pelo filho. Aos 14 anos, o aluno que cursa o 9ª ano do Ensino Fundamental no Colégio São Paulo é um dos atletas selecionados para representar a federação baiana na Copa Nordeste de Natação – Troféu Milton Medeiros, que acontece nesta sexta-feira e sábado, 29 a 30 de julho, em Aracaju.
Apesar de iniciar a vida no esporte desde os primeiros meses, foi aos 11 anos que o garoto se tornou atleta associado à Federação Baiana de Desportos Aquáticos – FBDA, em paralelo a sua participação no Campeonato Nadando com as Estações, em que se destacou como medalhista em todas as provas realizadas. Ao todo, o nadador reúne dez medalhas de ouro, oito de prata e quatro medalhas de bronze, além de conquistar o Troféu de Campeão do Circuito Rápido de Águas abertas em 2021.
Desde os nove anos, Lucca é acompanhado pelo treinador Maurício Sá Barreto, que viu seu potencial desde o primeiro contato em 2018. “O garoto já apresenta alta performance nas piscinas, é um fenômeno para a idade. E sinto que ainda não extraímos todo o potencial dele, mas sei que quando esse momento chegar alcançaremos resultados ainda melhores”, avaliou o profissional. Atualmente, o atleta treina na Arena Aquática Salvador de segunda a sexta-feira, de 15h às 18h, e aos sábados, de 7h às 9h30.
Ao ser perguntado sobre o futuro do atleta, o Maurício diz que o próximo passo na carreira do garoto é prepará-lo para competir em um campeonato de nível nacional no próximo ano. “É um imenso desafio preparar um atleta profissional em fase escolar, a rotina de estudos, avaliações e aulas presenciais conflitam com a agenda de treinos em muitos momentos. Por isso, contar com o apoio da escola faz toda diferença na lida com o Lucca”, destacou.
A Diretora do Colégio São Paulo, a professora Socorro Mota, destaca a importância do esporte para a formação integral dos alunos. “O desenvolvimento de Lucca e todo o caminho trilhado por ele é motivo de orgulho para o Colégio São Paulo, uma vez que oferecemos condições para que habilidades e competências sejam desenvolvidas por nossos alunos e recebam uma formação integral, na qual o esporte é um pilar essencial. E é muito bom saber que nosso apoio está além da flexibilização de horários ou remarcação de avaliações, mas tem a ver com marcar a história e o futuro do Lucca”, complementou.
Lucca retorna de Aracaju no próximo domingo, 31, onde compete em pelo menos sete provas, entre elas: nado crawl; 50, 100 e 200 metros livre e costas e alguns revezamentos. A escola e família estão aguardando o garoto com as novas conquistas.