Com abertura oficial marcada para 14 de agosto com um coquetel para convidados, a Clínica Plural – Assistência Integrada em Saúde e Gênero já está em pleno funcionamento. Primeira iniciativa privada voltada para o atendimento da população LGBTQI+ na Bahia, o espaço ocupa a sala 711 do Edifício Fernando Filgueiras, na Garibaldi, e oferece atendimento nas áreas de Endocrinologia, Cirurgia Plástica, Urologia, Psiquiatria, Psicologia, Nutrição e Fisioterapia.

O público LGBTQI+ apresenta necessidades específicas, que nem sempre são respeitadas, compreendidas e atendidas pelos serviços de saúde existentes atualmente em nosso país. Em relação ao atendimento das demandas da população trans, existem renomados centros de referência no exterior, mas no Brasil os serviços são ainda escassos, estando atualmente restritos a Hospitais Universitários e Centros de Referência através do SUS, ou a profissionais particulares avulsos. A Bahia carecia de um serviço que reunisse no mesmo local as diversas especialidades, desempenhadas por profissionais que têm expertise no assunto, atendendo em um ambiente discreto, confidencial e seguro.

A iniciativa surgiu de uma ideia compartilhada por quatro médicos: a psiquiatra Larissa Freitas, a endocrinologista Renata Lago, o urologista Ubirajara Barroso e o cirurgião plástico José Amandio, que decidiram criar uma clínica em que o público LGBTQI+ fosse atendido adequadamente em suas particularidades e, principalmente, ouvido por especialistas empáticos com suas demandas.

Para oferecer um atendimento de qualidade, o grupo de médicos ampliou a equipe de profissionais da Plural, trazendo para ela o psicólogo Gilmaro Nogueira, o nutricionista Paulo Victor Pinheiro e a fisioterapeuta Maria Luiza Veiga, todos com conhecimento das demandas do universo LGBTQI+. Também faz parte da proposta discutir questões que surjam no cotidiano da clínica, sempre buscando aprender e melhorar o serviço ofertado a partir das trocas entre pacientes e especialistas.