No período de 13 a 15 de Dezembro acontece a terceira edição da “ExpoCaju” no município de Banzaê, a 325 km da capital baiana. O evento aquece as tradições da cultura local com palestras, mostras literárias, debates e exposições de produtos locais da economia criativa, agricultura familiar, artesanato, culinária, além de shows especiais para a ocasião. O projeto acontece na praça Valmir Matos, no centro da cidade, totalmente aberta ao grande público.
Durante a exposição na praça pública municipal, o público poderá curtir gratuitamente os shows musicais do cantor Tayrone, das bandas Unha Pintada, GuigGuetto e bandas locais. As apresentações acontecem no período da noite, e se dividem entre palco e trio elétrico.
A Prefeitura Municipal de Banzaê está preparando uma superestrutura para receber um público estimado de 30 mil pessoas nos três dias de festa, entre os moradores do município e visitantes das regiões próximas e da capital baiana.
Nas noites do sábado e domingo serão realizados os shows com cerca de três atrações por dia, que animarão o público que irão curtir a exposição. Serão 06 atrações durante os dias de festa, com mais de 12 horas de shows, e um público estimado de 10 mil por dia. Cerca de 50 comerciantes, além de ambulantes, serão beneficiados diretamente com a festa.
Além dos grandes shows gratuitos, o público poderá participar das exposições, mostra literárias, palestras, debates e exposições de produtos locais da economia criativa, agricultura familiar, artesanato, culinária.
O evento aquece o comércio local, aumentando as vendas de bares e restaurantes, comércio em geral e também a ocupação hoteleira do município.
Durante o evento o público conta ainda, com serviços gratuitos oferecidos pelas secretarias municipais de desenvolvimento social e econômico, saúde, assistência social e educação. O projeto vai proporcionar a troca de informações e estabelecer relações sociais entre a população.
Eventos culturais com a participação da população, aquecimento da economia local e turismo é uma das grandes preocupações dos gestores da Prefeitura Municipal da cidade. “É importante a população ser inserida em projetos culturais para ampliar conhecimentos. Só com a educação e com acesso á cultura podemos ter uma comunidade capaz de discutir junto com gente questões que possam desenvolver o crescimento da nossa cidade “, falou Jailma Dantas, prefeita da cidade. “Estamos construindo e dando credencias de acesso à população à abrir novos horizontes e pensar em novas possibilidades, tudo isso aliado a geração de novos postos e oportunidades para os moradores da nossa cidade, além de conhecer a cultura, possa gerar oportunidades”, finalizou a gestora de Banzaê.
A cidade Banzaê já é conhecida por acolher os visitantes sedentos por descanso, que busca na natureza o refúgio para aliviar as tensões. O contato com a natureza revigora-os para recomeçar suas atividades nos grandes centros urbanos.
O evento está marcado para começar a partir das 18h e os shows por volta das 21h .