A Blueartes, empresa baiana referência em cenografia e retail design, será novamente uma das responsáveis pela execução cenográfica da edição 2025 da Casa de Antônio, projeto cultural que integra os festejos juninos da cidade de Santo Antônio de Jesus, no interior da Bahia. Conhecida por unir técnica e impacto visual em projetos autorais, a empresa apresenta neste ano uma proposta inédita: uma cenografia baseada no conceito de upcycling criativo.
Inspirado na reutilização de materiais com um novo olhar, o upcycling é um processo que transforma objetos antes descartados em peças de valor estético e simbólico. Na cenografia da Casa de Antônio, tecidos, madeiras, objetos e peças de acervos antigos ganharam novas formas e funções por meio da criatividade e da manualidade, preservando histórias e reduzindo impactos ambientais.
“A proposta do upcycling veio da vontade de criar um espaço que fosse, ao mesmo tempo, esteticamente impactante e coerente com os valores da sustentabilidade que adotamos na empresa. Acreditamos no poder transformador da arte e do design e esse projeto é a prova de que é possível inovar com consciência e respeito às nossas raízes”, destaca um dos sócios da Blueartes.
Com a missão de valorizar a identidade nordestina e o espírito festivo junino, a Casa de Antônio propõe uma imersão sensorial e afetiva no universo popular da Bahia, reforçando o compromisso da Blueartes com soluções cenográficas que aliam impacto visual, responsabilidade socioambiental e valorização da cultura regional, consolidando a marca como uma das grandes referências do setor no Brasil.