7 em cada 10 pessoas com deficiência estão fora do mercado de trabalho. Esse dado é do IBGE e foi divulgado em 2022, com base em informações de 2019. A taxa de participação dessa população no mercado de trabalho, no momento da pesquisa, foi de apenas 28%. Já no caso das mulheres, pelos dados de 2023, também do IBGE, o índice de ocupação ficou em 46,2%, contra 65% dos homens.
Por isso, focar em pessoas se tornou um dos objetivos da Bombril neste novo ciclo que a empresa vem vivendo. E em curto espaço de tempo, os resultados de programas como o “Minha Bombril” – que visa trazer um olhar mais cuidadoso com as pessoas que fazem parte da empresa – já se traduzem na prática. “As pessoas são a chave de tudo. Não adianta ter um produto bom, mas que não seja bom para quem o produz, para o meio ambiente e para todo o restante da escala produtiva”, diz o Vice-presidente da Bombril, Marcus Rodrigues.
Marcus assumiu o cargo em 2022, com uma visão particularmente voltada para pessoas. “A Bombril é conhecida internacionalmente por seu principal produto, homônimo, que se tornou referência no mercado de lãs de aço. Mas ela, como organização, é pautada em pessoas”, explica. Hoje, são mais de 2300 colaboradores diretos e cerca de 3 mil se levarmos em conta os terceirizados.
O principal desafio dentro do mercado de trabalho, para a empresa, é buscar mais diversidade. “Estamos buscando ampliar a diversidade. É um desafio, mas nós encaramos como fundamental para o que está por vir”. No quesito idade, a companhia se orgulha por ter pessoas mais velhas ainda na ativa e sem vontade de se aposentar. De todos os colaboradores, 45% têm entre 26 e 41 anos. 37% estão na faixa entre 42 e 57 anos, que já é considerada uma faixa mais avançada pelo mercado. E 6% são trabalhadores que já passaram dos 57 anos e seguem sendo exemplos inspiradores para a nova geração que chega. Alguns deles, inclusive, optam por se tornarem guias desses novos profissionais, treinando quem está chegando com a bagagem adquirida ao longo de uma vida.
Uma vida mesmo… a retenção é um dos pontos fortes na Bombril. A média de tempo de casa está próxima dos 10 anos, mas não é difícil achar trabalhadores com 20, 30 anos de fábrica. “Nossa ideia é envolver todos em uma grande família. É fazer com que o nosso colaborador acorde satisfeito para vir trabalhar e entenda que aqui é uma extensão do ambiente domiciliar. É acolhimento e um olhar de pessoas para pessoas”, conta.
Além de todo o trabalho de conscientização que já vem sendo feito, a Bombril tem aproveitado talentos de seu time de base nas promoções, de modo a gerar ainda mais satisfação ao trabalhador. Em média, 16 pessoas são promovidas por mês, e 59% dos líderes vieram de promoções internas.