Oferecer música, cultura e lazer para cerca de 100 mil pessoas, em 8 municípios baianos: este é o propósito do Festival Conexão Musical. Este ano, em sua segunda edição, o evento terá duração de oito semanas, percorrerá mais de 2 mil km, contará com 32 artistas, 4 em cada cidade, e oferecerá cerca de 60 horas de shows gratuitos em praças públicas.

Um palco itinerante especial está sendo preparado para a festa e passará pelas cidades de Cachoeira, São Sebastião do Passé, Santo Amaro, Irará, Lençóis, Mucugê, Vera Cruz e Itaparica, respectivamente. O palco viaja em um caminhão que leva mais de uma tonelada de equipamentos de som, luz, bares, camarins e cenografia temática. O Conexão Musical ficará em cada cidade durante quase uma semana: são quatro a cinco dias para montagem e desmontagem da estrutura nas praças e dois dias de festival, que acontecerá às sextas e sábados, exceto em Vera Cruz, que receberá as apresentações sábado e domingo.

Atrações já consolidadas no cenário nacional como Filhos de Jorge, Afrocidade, Cortejo Afro, Aila Menezes e Negra Cor se unem a atrações locais, promovendo uma programação diversificada que representa a musicalidade baiana.

“Queremos reunir as pessoas em um momento de celebração, alegria e festa. Isso é a essência do projeto”, afirma Pedro Beltrão, gerente regional de eventos da Ambev. “Vamos surpreender o consumidor oferecendo, de forma gratuita, uma experiência com cultura e muita diversão”, ressalta Beltrão.

Ainda segundo o porta-voz da Ambev, além de promover cultura e entretenimento, o projeto Conexão Musical irá movimentar a economia local nas cidades por onde passar. “Toda operação será realizada por profissionais da região, que terão à disposição toda a família Brahma para venda. Isso fará com que o dinheiro movimentado no evento, fique na cidade”, ressalta o gerente de eventos.

O Festival Conexão Musical tem patrocínio da Ambev e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Atendendo à política de consumo responsável, o Conexão Musical não permitirá a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, assim como o consumo em excesso ou associado a bebida e direção. Outra preocupação é com o meio ambiente, todas as latinhas serão destinadas à reciclagem.