Chamado de Cadastur, o serviço promove o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos em todo o país. A meta é cadastrar pelo menos 50% dos empreendimentos turísticos locais até o final de junho, o que significa 110 locais

A Prefeitura de Cairu, que administra o município-arquipélago do Baixo Sul conhecido pelo expressivo fluxo de turistas anual nos destinos de Morro de São Paulo e Boipeba, está mapeando as empresas que oferecem serviços turísticos na cidade. O objetivo é incluí-las no Cadastur, sistema de cadastro vinculado ao Ministério do Turismo (MTur), do Governo Federal.

De acordo com Diana Farias, secretária de Turismo de Cairu, trata-se de um sistema importante para a validação do serviço turístico oferecido pelas empresas locais. “A presença de um empreendimento da categoria no cadastro, como restaurantes, locais para hospedagem e serviços de transporte turístico, garante a fiscalização e atesta a qualidade das empresas do segmento”, ressalta a gestora.

Dados coletados pela Prefeitura revelam que o número de empresas localizadas nas 26 ilhas que compõem o Arquipélago de Tinharé saltou de 10, em 2017, para 64, em 2018. A meta é elevar ainda mais este número. “É necessário ter mais da metade dos empreendimentos cadastrado. Isso garantirá a presença de Cairu no Mapa do Turismo, instrumento criado em 2013 para definir os territórios que devem ser trabalhados prioritariamente pelo MTur”, explica Diana.

O próprio empresário pode fazer o cadastramento direto pelo site www.cadastur.turismo.gov.br . Quem tiver dificuldade pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Turismo. Uma equipe de técnicos está preparada para atender e tirar todas as dúvidas.

O município-arquipélago de Cairu é composto por 26 ilhas, com destaque para a Ilha de Boipeba e a Ilha de Tinharé, na qual localiza-se a vila de Morro de São Paulo. Por ano, a cidade recebe cerca de 200 mil turistas, perdendo apenas para Salvador e Porto Seguro, em número de visitantes anuais.