A programação do 9º Festival Internacional de Capoeiragem, que acontece de 13 a 16 de Julho, traz um projeto inédito, que valoriza a composição de artistas da MPB, bossa nova, samba, axé, dentre outras vertentes musicais, que foram influenciados pela arte Capoeira e seus encantos. É o Capoeiragem Musical, que acontece no dia 15, às 21h, no Casarão Dezessete, no Pelourinho, que traz a cultura viva, pulsante, conectada à história da Capoeira por meio da música. O evento, que integra a programação do Festival, contará com as presenças dos artistas Tatau, mestre Tonho Matéria, e do contramestre Dainho Xequerê, que serão homenageados pelo Capoeiragem Musical por suas contribuições à Capoeira através da música. Eles receberão uma estatueta feita pelas mãos do artista plástico Denissena. Neste dia, além do Capoeiragem Musical Show, haverá ainda discotecagem com DJ Gug Diáspora África.

À frente do projeto está Reinaldinho, ex vocalista do Terra Samba, que além de cantor é também o diretor artístico e musical do espetáculo e mestre de Capoeira. A iniciativa envolve o cenário musical com instrumentos universais de sopro, percuteria, baixo e guitarra em conexão com a bateria da Capoeira, uma mistura do moderno com a ancestralidade e o repertório ainda conta com músicas da Capoeira cantadas em outras melodias.

A noite ainda contará com a presença de outros capoeiristas, que serão conduzidos no jogo pelo idealizador do Festival e empreendedor sócio-cultural-esportivo mestre Balão, abrilhantando ainda mais o evento. O Capoeiragem Musical conta com a realização do Instituto CTE Capoeiragem – Centro de Treinamento e Estudos da Capoeiragem em parceria com a produtora Polo Cultural, e conta com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia através da Bahiatursa.
Os ingressos para a festa serão cobrados de forma independente, R$ 50 para participantes do festival e R$ 70 para o público em geral. Toda a receita do evento será revertida para a manutenção das ações sócioculturais do Instituto CTE Capoeiragem, a exemplo do projeto Capoeiragem Mirim que, em Salvador, possui núcleos nos bairros de Nazaré, Boca do Rio (comunidade do Bate Facho) e Costa Azul (comunidade do Paraíso Azul). Vendas pelo sympla (https://www.sympla.com.br/evento/capoeiragem-musical-show-e-convidados/1607378).