No último domingo (29), aconteceu pela primeira vez em praça pública, o Capoeiragem Musical, no Coreto do Santo Antônio Além do Carmo. O evento reuniu centenas de pessoas, de todas as idades, capoeiristas, turistas, residentes de Salvador e frequentadores do Santo Antônio Além do Carmo. Nesse encontro, que foi aberto ao público com acesso gratuito, a plateia dançou, do início ao fim, músicas de sucesso que foram influenciadas pela Capoeira, como “Meia Lua Inteira”, canção de Carlinhos Brown, e músicas de Capoeira tocadas em outros ritmos musicais, com muito samba.
A festividade foi marcada pela presença de diversos artistas que animaram e contagiaram o público. Dentre as atrações, o cantor, compositor, mestre capoeirista e anfitrião da festa, Reinaldinho recebeu o cantor, compositor e também mestre de Capoeira Tonho Matéria e, juntos, agitaram o público.
Além da dupla, o encontro contou com a participação do mestre cantador João do Morro, integrante do grupo Capoeira Kilombolas, do mestre Curió, de 84 anos, que tocou berimbau e músicas tradicionais da Capoeira, e dos artistas Bruno Zaia (filho de Reinaldinho) e Raysson (filho de Tonho Matéria), da banda Filhos da Bahia, que também fizeram uma participação na hora.
A turma da Mãos no Couro – curso de percussão idealizado por Dainho Xequerê, contramestre de Capoeira e músico, e Tata Xikarengoma – também participou do espetáculo.
“O nosso objetivo é mostrar o potencial e a capacidade de transformação da Capoeira associada à musicalidade para um público diversificado de pessoas de várias partes do mundo, e trabalhar vários gêneros musicais com a influência da Capoeira”, comenta Reinaldinho.