Que o licor é a melhor bebida para acompanhar o período junino, todo mundo já sabe, mas que tal uma experiência que vai além do óbvio? O licor cai bem não só em um brinde com os amigos, mas em uma receita de filé de peixe, em um drink elaborado ou até mesmo em uma sobremesa. São essas as dicas compartilhadas pelo chef Evandro Magno, que está à frente do Empório Sonatta junto com o empresário Iuri Paulino.

Vai ter São João, sim, e o Sonatta deixa o convite para ousar mesmo sem sair de casa. Além das receitas de prato principal, sobremesa e drink disponíveis no Instagram (@emporiosonatta), serão lançados os kits juninos para quem quiser dar um charme às comemorações sem ter trabalho. Todos servem de base para o carro-chefe da casa: o licor e seus sabores originais que fogem do tradicional (veja a lista completa abaixo).

Para dar uma carinha de São João à sua festa íntima, basta montar o kit: escolha entre as 15 opções de licor – hibisco com framboesa, chocolate belga, pitanga, maçã com canela, doce de leite, morango, paçoca e café, por exemplo – e defina os acompanhamentos. Tem bolo de fubá com queijo e goiabada, bolo de aipim, amendoim cozido, canjica de milho verde, caldo de costela bovina, caldo verde, milho cozido e torta de fumeiro, charque e banana da terra.

E se bater a saudade, é só repetir a dose no São Pedro. Mas quem ama o período junino e deseja licor o ano todo não precisa se preocupar: o Sonatta funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 15h. Em junho o funcionamento especial acontece aos domingos, das 9h às 12h. Para fazer o pedido, basta mandar uma mensagem no WhatsApp: (71) 9 8339-8223. Tem opção de entrega em casa ou retirada na loja do Rio Vermelho.

A proposta do cardápio é ir além do tradicional e propor sabores atemporais que podem ser consumidos independentemente da data. Ora mais frutados e refrescantes, ora mais cremosos, o licor Sonatta é 100% artesanal, feito a partir de uma seleção criteriosa dos ingredientes e indicado para todos os momentos. Além dos sabores já citados, tem caju, coco, biribiri, mel de cacau, frutas do Nordeste e frutas cítricas.

“Existem licores muito bons de jenipapo e de passas no mercado, mas a gente não queria oferecer mais do mesmo. Queremos que nossos licores sejam algo atemporal, consumido o tempo todo. É muito bom como entrada, digestivo ou sobremesa”, sugere Iuri Paulino, 35 anos. O chef Evandro Magno, 37, concorda e reforça que a ideia não é ser contra a tradição, pelo contrário: é somar ao que já existe.

“Para além da questão de apostar em algo diferente, sou uma pessoa que respeita muito as tradições. Tem muita gente da Bahia toda que produz licores e essas pessoas têm uma tecnologia secular. Para quê vou fazer um licor de jenipapo para competir com a senhorinha que faz há anos? Poxa, compra o dela que é muito bom. Talvez eu não faça tão bem. A gente oferece outro sabor”, indica.

Receitas para curtir o São João (em anexo)

– TARTELETE DE CHOCOLATE COM CALDA DE LICOR DE PITANGA

– FILÉ DE GAROUPA COM ARROZ DE COCO E MOLHO DE LICOR DE PITANGA

– DRINK COM LICOR DE DOCE DE LEITE